Empresários e MEC firmam acordo de combate ao analfabetismo

25/03/2003 15:38

 

A participação dos empresários da indústria brasileira no combate ao analfabetismo é um dos pontos altos na consolidação do Programa Brasil Alfabetizado, segundo o ministro da Educação, Cristovam Buarque. O anúncio foi feito durante a primeira reunião ordinária de 2003, do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

 

A adesão dos empresários ao programa foi rápida e gradual. No final de janeiro, em audiência com o ministro, o presidente da CNI, deputado Armando Monteiro Filho (PMDB/PE), prometeu apoio. Em 18 de março, o presidente do Conselho, Jair Meneguelli, enfatizou o compromisso do Sesi com o MEC, e hoje foi a vez dos 27 presidentes das federações das Indústrias nos estados fecharem o acordo.

 

Para Cristovam, a estrutura e os recursos de que dispõe o Sesi demonstram a importância da participação da instituição no Programa. “A entidade tem a incumbência de fornecer todo o apoio logístico, se responsabilizando pelos professores e alunos, colocando em contato alfabetizador e alfabetizado”, disse.

 

Outra boa notícia recebida pelo ministro, durante a reunião, foi com relação ao número de alunos que o Sesi pretende alfabetizar nos próximos dois anos. A meta, agora, é alfabetizar 3,5 milhões, ao invés dos 2 milhões anunciados por Meneguelli, em 18 de março.

 

A reunião do Conselho acontece, ordinariamente, quatro vezes por ano, com a presença dos 27 presidentes das 27 federações das indústrias nos estados.

 

O ministro disse, ainda, que o acordo de cooperação entre o ministério e a CNI só será assinado com a presença do presidente da República, em data a ser anunciada pelo MEC.

 

 

Repórter: Vilany Kehale

 

FONTE: http://www.mec.gov.br/acs/asp/noticias/noticiasDiaImp.asp?id=3347