Emoção e alegria marcam formatura do Projovem Urbano                 

27/10/2011

 

Araguari ofereceu 400 vagas para conclusão do ensino fundamental, com formação profissional e bolsa de cem reais por mês

O sonho de concluir o Ensino Fundamental foi comemorado por 110 alunos, na noite desta terça-feira (25), na cerimônia de formatura do Projovem Urbano, realizada no Centro Educacional Municipal “Mário da Silva Pereira”, na presença de professores, familiares, autoridades, imprensa e toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação.

O Projovem Urbano é um programa do Governo Federal criado com a proposta de promover a inserção na escola e no mercado de trabalho de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que não tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental.  Recebeu total apoio da Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria Municipal de Educação, que disponibilizou duas unidades escolares do Município - o CAIC “Dr. Arcino Santos Laureano” e o Centro Educacional “Mário da Silva Pereira” para as aulas, durante 18 meses; e concedeu toda a estrutura pedagógica e física ao projeto.

 Em seu pronunciamento, a Secretária de Educação de Araguari, Eunice Mendes, disse que a “educação é a base mais sólida que pode ser oferecida ao cidadão” e pediu aos formandos que dêem continuidade aos estudos.  “Não importa a carreira almejada. O profissional qualificado faz a diferença. Só a educação é capaz de transformar o cidadão e o meio em que ele vive. Não existe riqueza maior que o conhecimento e a formação educacional”, conclui a Secretária Eunice.

O Vice-Prefeito Juberson dos Santos Melo, representante do Prefeito Marcos Coelho de Carvalho no evento, fez um balanço do trabalho da administração pública e ressaltou a abertura do Município aos investimentos empresariais. “Empresas conceituadas de todo o País estão se instalando em Araguari e precisam de mão-de-obra qualificada, não importa a área. Por isso, a profissionalização é garantia de futuro diferenciado”, finalisou.

Recheada de emoção, a mensagem de homenagem aos professores e colegas feita pelo aluno Daniel Lira Vieira – representante da turma do C.E.M. “Mário da Silva Pereira” - mostrou que “valeu a pena cada momento vivido nessa louca correria em busca de um objetivo em comum”.  

O aluno Rogério da Silva Fernandes, que falou pela turma do CAIC “Dr. Arcino Santos Laureano”, enalteceu o apoio da família.  “A vocês, que se doaram inteiros e renunciaram aos seus sonhos, para que, muitas vezes, pudéssemos realizar os nossos, não bastaria nosso muitíssimo obrigado”, enfatizou.

A professora Juliana Maria do Carmo – representante dos educadores - fez homenagem aos parceiros e profissionais envolvidos no Projovem Urbano.  Agradeceu o apoio da Prefeitura de Araguari e da Secretaria de Educação e disse aos alunos do privilégio de ter participado da conquista deles. “O sucesso é daqueles que batalham e somos autores da nossa própria história”, disse na sua mensagem.

As diretoras do CAIC, Elizângela Cardoso Fernandes Dinato, e do C.E.M “Mário da Silva Pereira”, Jacqueline Mendes, também falaram da satisfação de participar do projeto e da importância que representa na vida dos jovens. 

 

Fonte:

http://www.correiodearaguari.com/correio/index.php?option=com_content&task=view&id=4820&Itemid=29