Ensino médio integrado ao profissional será oferecido por 17 estados

20/09/2005 18h46

 

Estudantes da educação básica poderão optar pela formação profissional integrada ao ensino médio em 17 estados, a partir do próximo ano. Paraná e Santa Catarina já a oferecem desde 2004, ano de aprovação do Decreto nº 5.154, que regulamenta a educação profissional. Rondônia, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Pernambuco e Paraíba iniciam em 2006.

 

No primeiro dia da reunião nacional sobre políticas para o ensino médio, na segunda-feira, dia 19, no Ministério da Educação, outros 15 estados apresentaram planos para implementar o ensino integrado. O encontro, promovido pelas secretarias de Educação Básica (SEB/MEC) e de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), será encerrado na quarta-feira, dia 21.

 

Este ano, o MEC promoveu seminários nos estados para discutir a integração. O próximo ocorrerá na quinta-feira, dia 22, em Goiânia. Segundo o secretário de educação básica do MEC, Francisco das Chagas Fernandes, os encontros ajudam na construção do ensino médio integrado e na troca de experiências.

 

Estarão à disposição dos sistemas de ensino os recursos da segunda fase do Programa de Equalização das Oportunidades de Acesso à Educação Básica (Prodeb 2), o chamado Fundebinho. São R$ 400 milhões, que podem ser aplicados em despesas de custeio do ensino médio, como reformas e formação de professores, e para suprir a falta de docentes.

 

Para a gestora de ensino médio de Mato Grosso do Sul, Veronice Lopes de Souza Braga, a preocupação é o financiamento para construção e aquisição de equipamentos de laboratórios. “Temos apoio do MEC e vamos aproveitar o que já temos, mas é preciso construir outros ambientes necessários que uma escola de ensino médio comum não tem”, explicou. Os participantes decidiram formar uma rede para estabelecer contatos e trocar experiências.

 

Formação — No encontro de quarta-feira, 21, será discutida a formação em nível médio para professores de educação infantil e primeiras séries do ensino fundamental. Essa formação é oferecida em 19 estados e no Distrito Federal. A partir de 2006, o DF não mais oferecerá o curso em nível médio, acompanhando decisão já tomada no Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia, Roraima e São Paulo.

 

Repórter: Heloisa d’Arcanchy

 

FONTE:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=2901&FlagNoticias=1&Itemid=3032