Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica     

Nº 113 - 10 a 16 de outubro de 2005 

 

Eliezer Pacheco é o novo titular da Setec

Escola de Fábrica e Proeja serão programas prioritários

 

 

O professor Eliezer Moreira Pacheco é, desde a semana passada (5 de outubro), o novo titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação. Ele substitui Antonio Ibañez Ruiz, que retomou suas atividades no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Brasília (UnB).

 

Eliezer pretende reforçar as ações do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na área e investir esforços em programas como a Escola de Fábrica, o de integração do ensino médio com o profissional para jovens e adultos (Proeja) e o de expansão das escolas da rede federal.

 

Antes de ocupar a Setec, Eliezer Pacheco era presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Ele salienta que novas expectativas em relação ao desempenho dos profissionais estão surgindo. Para enfrentá-las, o trabalhador precisa, segundo Eliezer, ter boa formação geral e profissional. Por isso, as escolas da rede federal devem preparar os profissionais para o trabalho e para o exercício da cidadania.

 

O novo secretário é mestre em história pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especialista em ciência política pela mesma instituição. Foi professor titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), do Instituto Educacional Dom Bosco e do Instituto Machado de Assis. Dentre os livros que publicou estão O Marxismo e a Questão Democrática, Racismo em uma Zona de Colonização Européia, O Movimento Sindical dos Professores e a Educação e Estado, Democracia e Cidadania.

 

 

FONTE

http://www.mec.gov.br/news/boletim_semtec.asp?edicao=85