Eletrobrás inicia aulas do programa Escola de Fábrica

10/10/2005 19h40

 

Com a participação de 400 pessoas, foi realizada nesta segunda-feira, 10, a aula inaugural do programa Escola de Fábrica nas Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobrás), em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Ministrada pela diretora nacional do programa, Jane Bauer, a aula marcou o início dos cursos na estatal. Executado pelo Ministério da Educação, o Escola de Fábrica tem a meta de formar 40 mil alunos até o final de 2006, por meio de cursos de iniciação profissional no próprio ambiente das empresas.

 

Jane visitou também os cursos da Escola de Fábrica da estatal Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A (Nuclep), localizada no município de Itaguaí. Durante seis meses, 43 alunos freqüentarão os cursos de desenho técnico mecânico, mecânico de manutenção, soldador, caldeireiro e fresador (profissional que molda ferro).

 

Para Jane, as empresas estatais são estratégicas por possuírem “capilaridade” e recursos próprios para multiplicar as ações do Escola de Fábrica. “Esta parceria com as estatais irá nos ajudar em nossa missão, que é a de preparar jovens de baixa renda para o mercado de trabalho. O Escola de Fábrica é uma alternativa concreta para esses estudantes que estão procurando trabalho e muitas vezes não conseguem por falta de qualificação”, disse.

 

Segundo o presidente da Eletrobrás, Aloísio Vasconcelos de Moraes, a estatal é uma das empresas que mais investe em responsabilidade social. “Estamos muito felizes em participar deste programa do governo federal. A partir de hoje, estaremos oferecendo um futuro mais promissor para os jovens cariocas.”

 

A Eletrobrás irá investir R$ 707 mil nos cursos de instalação elétrica domiciliar de baixa tensão, informática com ênfase em webdesign e montagem e manutenção de microcomputadores. O MEC será o responsável pelo pagamento das bolsas-auxílio de R$ 150,00 para os 200 alunos selecionados pela estatal.

 

Participaram ainda do evento a diretora da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Maria José Rocha, o diretor do Cefet/RJ, Miguel Badenes Filho, o representante do MEC no estado, Willian Campos, a secretária municipal de Educação de Nova Iguaçu, Marli de Freitas, e representantes das estatais de Furnas, Nuclep, Inmetro, Serpro, Cobra, Chesf, Eletrosul e Finep.

 

Mais informações pelos telefones (61) 2104-8122 e 2104-8176 e na página eletrônica do programa.

 

Repórter: Marco Aurélio Fraga

 

FONTE: http://portal.mec.gov.br/setec/index.php?option=content&task=view&id=3142&FlagNoticias=1&Itemid=3274