Educadores
discordam do peso da redação na prova do Enem
19/09/2011
DE SÃO PAULO Pesquisadores em avaliação educacional
discordam da forma como o Ministério da Educação calcula as médias das escolas
no Enem. Para eles, há peso excessivo à redação, em detrimento do restante do
conteúdo. A informação é da reportagem de Fábio Takahashi publicada na edição
desta segunda-feira da Folha. A reportagem completa está
disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo
Folha, que edita a Folha). O texto de até 30 linhas vale metade na média
das escolas no Enem. Especialista, no entanto, criticam a desproporção dos
pesos e a diferença na confiabilidade da correção entre as provas. Testes são
corrigidos eletronicamente; redações, por bancas. De acordo com o texto, das 20
melhores escolas na média total, dez não estariam na lista se apenas a prova
objetiva fosse considerada. Uma sugestão dada por parte dos analistas é que a
redação e cada uma das quatro provas tenham pesos iguais.
Folha.com