Educadores discordam do peso da redação na prova do Enem
19/09/2011

 

DE SÃO PAULO Pesquisadores em avaliação educacional discordam da forma como o Ministério da Educação calcula as médias das escolas no Enem. Para eles, há peso excessivo à redação, em detrimento do restante do conteúdo. A informação é da reportagem de Fábio Takahashi publicada na edição desta segunda-feira da Folha. A reportagem completa está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha). O texto de até 30 linhas vale metade na média das escolas no Enem. Especialista, no entanto, criticam a desproporção dos pesos e a diferença na confiabilidade da correção entre as provas. Testes são corrigidos eletronicamente; redações, por bancas. De acordo com o texto, das 20 melhores escolas na média total, dez não estariam na lista se apenas a prova objetiva fosse considerada. Uma sugestão dada por parte dos analistas é que a redação e cada uma das quatro provas tenham pesos iguais.

 

Folha.com