Educação tecnológica: expansão no Sul

27/07/2007 12:41

Aumento da oferta de vagas para os cursos técnicos e tecnológicos e para a educação de jovens e adultos são os principais planos de Cláudia Schiedeck Soares de Souza, primeira mulher a assumir a direção do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. A solenidade de posse ocorreu na quarta-feira, dia 25, na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), em Brasília.

Nos próximos quatro anos, Cláudia estará à frente de uma instituição considerada centro de excelência em cursos na área de viticultura e enologia. Em 1959, a escola foi a primeira a oferecer cursos técnicos na área. Em 1995, foi criado o primeiro curso superior do Brasil e, em 2008, será criada a pós-graduação. Outros cursos importantes ofertados pela escola são os de agropecuária, com habilitação em agroindústria e agricultura, e o de informática.
Vinho — O Rio Grande do Sul é responsável por 90% da produção brasileira de vinhos. No estado, a produção de uvas cresceu de 496,2 milhões de quilos, em 1985, para 578,7 milhões, em 2004. Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo dividem os outros 10% na fabricação da bebida. Em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, quase 1,8 mil propriedades produzem uvas. São 5,6 mil hectares de vinhedos comerciais, dos quais 84% cultivam uvas americanas e híbridas, usadas para elaborar vinhos comuns e sucos de uva. Outros 16% produzem uvas para fabricação de vinhos finos.

Na Serra Gaúcha, que abrange, além de Bento Gonçalves, os municípios de Caxias do Sul, Flores da Cunha e Garibaldi, e nas cidades de Encruzilhada do Sul, Bagé, Pinheiro Machado e Santana do Livramento, grande parte dos agricultores utiliza mão-de-obra familiar, geralmente formada pelo Cefet de Bento Gonçalves. Cerca de duas mil famílias de agricultores vivem do cultivo de uvas na região.

Assessoria de Imprensa da Setec