Educação profissional: três novas escolas

03/10/2007 12:15

Tocantins vai ganhar três novas escolas técnicas até 2010. O estado tem hoje duas instituições, em Palmas e Araguatins. Como prevê o Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, serão implantadas unidades nas cidades-pólo de Araguaína, Gurupi e Porto Nacional.

As novas escolas funcionarão vinculadas ao Centro Federal de Educação Tecnológica do Tocantins (Cefet-TO). Serão aproveitados os arranjos produtivos locais de cada região — pecuária leiteira, madeira e móveis em Araguaína; pecuária e biodiesel em Gurupi; fruticultura e piscicultura em Porto Nacional.

A expansão da rede de educação profissional está prevista no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em abril pelo Ministério da Educação. A proposta determina a construção de 150 escolas técnicas em todo o país. Os municípios que receberão as novas instituições foram definidos para atender localidades no interior do Brasil e periferias dos grandes centros urbanos. Também foram considerados os arranjos produtivos locais, de maneira a reduzir a saída dos alunos em direção às grandes cidades e aproveitar a infra-estrutura da região.

Para a implantação do plano no Tocantins e garantir a participação do estado e dos 129 municípios, o ministro da Educação, Fernando Haddad, visita Palmas nesta quinta-feira, 4.

Letícia Tancredi