Educação profissional se expande para o interior

12/01/2006 14h

 

A oferta de educação profissional pública aos pequenos municípios brasileiros, o olhar para as demandas locais e o compromisso com os jovens e adultos constituem os eixos básicos do programa de expansão da educação profissional do Ministério da Educação que tem início este ano. Serão construídas 25 unidades descentralizadas (Uneds) dos centros federais de educação tecnológica (Cefets) e contratados mil professores por concurso público. Para iniciar as ações, o governo federal repassou, em dezembro de 2005, R$ 57 milhões aos Cefets participantes da expansão.

 

De acordo com a secretária adjunta da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Maria José Rocha, esta expansão se diferencia pelo olhar do governo para as demandas de mão-de-obra específica dos municípios e para as vocações regionais. A região Sul, por exemplo, oferecerá, prioritariamente, formação em recursos pesqueiros e a região Norte, de produtos naturais fitoterápicos. Na educação superior, as Uneds também terão cursos inéditos, entre eles, de tecnologia em agroecologia, conservação e restauro de imóveis, tecnologia em cafeicultura e enologia.

 

Outra característica da expansão é a garantia de vagas para jovens e adultos que hoje estão em programas de alfabetização e de educação de jovens e adultos. Este público terá 30 mil vagas nos anos de 2006 e 2007. A formação profissional, explica Maria José Rocha, será articulada com o ensino médio, oferecendo a eles uma profissão.

 

Uneds – As 25 unidades descentralizadas dos Cefets estão distribuídas em cidades de 18 estados. Minas Gerais, por exemplo, terá sete Uneds, Goiás, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, quatro cada. Estes são os municípios contemplados: em Minas Gerais (Divinópolis, Bambuí, Januária, Rio Pomba, Uberaba, Congonhas e Varginha); Goiás (Morrinhos, Rio Verde, Urutaí e Inhumas); Rio de Janeiro (Paracambi, Realengo, Guarus e Maria da Graça); Rio Grande do Sul (São Vicente do Sul, Charqueadas, Bento Gonçalves e Passo Fundo); Paraná (Campo Mourão, Dois Vizinhos e Londrina); Santa Catarina (Jaraguá do Sul, Chapecó e Joinville); Espírito Santo (Cachoeiro do Itapemirim, Cariacica e São Mateus); São Paulo (Guarulhos e Sertãozinho); Mato Grosso (Cuiabá e Bela Vista); Maranhão (Zé Doca e Buriticupu); Rio Grande do Norte (Currais Novos e Ipanguaçu); Bahia (Simões Filho e Santo Amaro). Estados que recebem uma Uned: Amazonas (Coari), Ceará (Maracanaú), Paraíba (Campina Grande), Pernambuco (Ipojuca), Piauí (Picos) e Roraima (Novo Paraíso).

 

Repórter: Ionice Lorenzoni

 

Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=3934&FlagNoticias=1&Itemid=4077