Educação profissional terá 54 mil novas vagas

 

A oferta de 54.136 novas vagas em cursos de nível médio e superiores de tecnologia e a criação de 32 novas escolas federais em 17 estados e no Distrito Federal fazem parte do plano de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica que o ministro da Educação, Tarso Genro, apresenta nesta sexta-feira, 24, ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A expansão chegará a 1.300 municípios em 18 unidades da federação.

 

As 32 novas unidades da educação profissional e tecnológica atenderão a todas as regiões do país. Porto Velho (RO), Marabá (PA), Nova Andradina (MT) e Brasília (DF) ganharão escolas agrotécnicas federais (EAF); Rio Branco (AC), Macapá (AP) e Campo Grande (MS) receberão as novas escolas técnicas federais (ETF). Já as 25 unidades de ensino descentralizadas (Uned) serão construídas em 12 estados: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

 

Investimento – O conjunto de obras que integram o plano de expansão representa um investimento de R$ 70 milhões que serão aplicados na construção ou adaptação de instalações já existentes, compra de equipamentos e capacitação profissional. Na execução desse programa, o Ministério da Educação estima que serão criados 3.338 novos postos de trabalho, dos quais 1.310 são cargos para professor. Três são as prioridades do plano de expansão: atendimento aos estados que não possuem instituições da rede; as periferias de grandes centros urbanos; e municípios do interior.

 

Rede – Com 95 anos de existência, a rede federal de educação tecnológica é composta por 144 instituições que oferecem 666 cursos técnicos e 189 cursos tecnológicos em 23 estados da federação. Seus quadros são formados por 11.900 professores que atendem, hoje,  230 mil estudantes.

 

Repórter: Ionice Lorenzoni

Palavras-chave: mec, notícias, jonalismo, matérias

 

 

Fonte:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3381&catid=209