Educação profissional - Institutos terão apoio para projetos de pesquisa e extensão tecnológica
08/10/ 2014
A Secretaria de
Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do
Ministério da Educação, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico (CNPq), abriu inscrições para seleção e financiamento
de projetos de pesquisa aplicada e extensão tecnológica. Uma das modalidades a
serem financiadas é a preparação para competições que envolvam projetos
desenvolvidos nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O
prazo de inscrições vai até o dia 23 próximo.
De acordo com a
Chamada Pública CNPq/Setec nº 17/2014, o investimento
global chagará a R$ 40 milhões, liberados em parcelas anuais até 2016. Os
projetos selecionados terão 24 meses de duração. O apoio governamental
destina-se às linhas de pesquisa, desenvolvimento e inovação, extensão
tecnológica, torneio de educação profissional e soluções tecnológicas. A linha
torneio de educação profissional está voltada para a preparação de estudantes
dos institutos federais para competições de conhecimento e competências
técnicas de abrangência regional, nacional e internacional.
A equipe Jaguar,
da unidade de Volta Redonda do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), é um
exemplo de projeto bem-sucedido. Alunos de nível técnico na área de robótica
móvel são preparados para competições, sob a coordenação do professor Helton Rodrigo de Sousa Sereno. O projeto, que conta com a
colaboração direta de 16 alunos bolsistas, obteve a primeira posição na edição
da Copa do Mundo de Robótica (RoboCup)
realizada em João Pessoa, em julho último. A competição reuniu 25 equipes de 13
países. Em setembro último, a equipe do IFRJ participou, também com destaque,
da Olímpiada do Conhecimento, em Belo Horizonte.
Qualidade — Para o professor Helton
Sereno, a Chamada Pública nº 17/2014 é a oportunidade para um salto de
qualidade na execução de projetos como o da equipe Jaguar. “Já estamos em fase
final de elaboração do nosso projeto. A chamada nos abre a perspectiva de uma
preparação qualificada, com mais aporte de recursos financeiros, materiais e
humanos”, disse. “Afinal, como campeões mundiais da RoboCup, vamos defender o título na próxima edição,
na China, em 2015.”
Aluna do último
ano do curso técnico em automação, Alice Pereira de Oliveira, 18 anos, retrata
como a participação no projeto e a condição de bolsista têm
contribuído para seu crescimento acadêmico. “Antes do projeto, eu não
tinha muito contato com a área técnica do curso. Hoje, na prática, observo
muitas situações estudadas em sala de aula”, afirmou. “A bolsa ajuda a custear
despesas com alimentação e transporte, o que permite dedicar mais tempo aos
estudos e à preparação para as competições de robótica.”
Para apresentar
projeto, o candidato deve ter o currículo cadastrado e atualizado na Plataforma
Lattes , ser professor ou técnico administrativo e
manter vínculo com instituição de Rede Federal de Educação Profissional,
Científica e Tecnológica. No caso de servidor aposentado, é necessário
comprovar, na Plataforma Lattes, que mantém atividade acadêmico-científica,
além de apresentar declaração da instituição executora do projeto.
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