Educação Profissional é destaque no Enem

 

A divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2006, nesta quarta-feira, 7, chama a atenção para o crescimento de matrículas no ensino profissional. A média geral em todo o Brasil foi de 5,3% de crescimento: quatro regiões apresentaram resultado positivo, enquanto apenas a região Sudeste alcançou uma taxa negativa, de 1,3%.

A grande expansão da modalidade nos últimos dois anos se deu principalmente no Norte e Nordeste, com 47% e 36,7% de crescimento nas matrículas, respectivamente. As regiões Sul (4,7%) e Centro-Oeste (4,6%) também apresentaram crescimento, apesar de os índices serem menores.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, atribui o resultado positivo da educação profissional à expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica. “Isso demonstra que o Brasil está caminhando firme em direção ao desenvolvimento, o que requer um aumento na demanda por formação profissional.”

O secretário também explica as grandes taxas de crescimento nas regiões Norte e Nordeste. Segundo ele, “o governo concentrou grande parte dos seus investimentos nessas regiões, onde o número de escolas profissionalizantes sempre foi muito pequeno”.

 

Sophia Gebrim

 

 

Palavras-chave: mec, notícias, jonalismo, matérias

 

Fonte:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=7674&catid=209