Educação para Jovens e Adultos reduz o analfabetismo em Pato Branco

16 de junho de 2011

 

Pato Branco está conseguindo vencer o analfabetismo. Dados divulgados pelo Censo 2010 apontaram o Município em segundo lugar entre as cidades do Sudoeste com baixos índices de analfabetismo. No Município, apenas 4,22% dos habitantes, acima de 15 anos, não sabem ler nem escrever. Os bons resultados têm como aliado o programa Educação para Jovens e Adultos, oferecido pela Prefeitura de Pato Branco, em parceria com o Ministério da Educação.

A EJA virou modalidade de ensino no Município em 2005. Desde então, 228 pessoas concluíram as séries iniciais dentro do programa. Para o prefeito de Pato Branco, Roberto Viganó, a alfabetização melhora a qualidade de vida da população e fortalece a educação. “Nosso compromisso com a educação de qualidade busca atender as crianças e também toda a família pato-branquense. Estamos levando ensino e também valorização pessoal às pessoas”, salientou o prefeito.

Assim, quem não teve oportunidade de receber educação básica na infância, pode frequentar as aulas da EJA em Pato Branco, que oferta as séries iniciais do 1º ao 5º ano. As aulas acontecem quatro vezes por semana, sempre à noite, em nove escolas do Município. “É um trabalho feito com muito carinho, com práticas pedagógicas que vão além da escolarização formal”, enfatiza o secretário municipal de Educação, Cultura, esporte e Lazer, Alcides Benato.

Além da alfabetização, os alunos da EJA recebem uma metodologia de ensino especial, com material didático especializado. Também são desenvolvidos projetos de literatura, informática e dança. “Nos preocupamos em manter uma equipe de professores capacitados atuando na EJA, com experiência em educação de jovens e adultos”, comenta o secretário.

Para evitar a evasão dos alunos, a equipe da Secretaria Municipal de Educação acompanha a frequência e realiza atendimento individual. “Quando ocorrem faltas excessivas e sem justificativa, contatamos o aluno via telefone. Se não resolver, o visitamos em casa, para identificarmos as causas da evasão e, principalmente, para trazê-lo novamente para a sala de aula”, conta Benato.

Atualmente, 265 alunos, entre 15 e 85 anos, frequentam as aulas da EJA. Neste ano, aproximadamente 39 alunos concluirão o 5º ano do ensino fundamental dentro da modalidade de ensino. Quando o Município atingir índices de analfabetismo inferiores a 4%, receberá o Certificado de Território Livre de Analfabetismo, meta que deve ser alcançada em breve, considerando a participação no programa de alfabetização.

Interessados em participar da EJA podem entrar em contato com a Escola Municipal Rocha Pombo, pelo telefone (46) 3225 – 2249, para obter mais informações.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fonte:

http://www.sudoesteonline.com.br/patobranco/notindividual.asp?id=82953