Duque de Caxias se prepara para incrementar sua rede hoteleira
13/04/2011
Em sua sexta edição, o evento ELFO (Empreendedores Líderes Formadores de Opinião) reuniu dezenas de empresários e membros da sociedade civil no auditório do campus de Duque de Caxias da Universidade Estácio de Sá.
Organizado pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e similares da Baixada e do Sul Fluminense, o evento contou com uma palestra do superintendente de Turismo de Duque de Caxias, Daniel Eugênio, e com a presença do Secretário Municipal de Trabalho, Emprego, Renda, Ciência e Tecnologia, Jorge Cezar de Abreu. Na feira que ocorreu em paralelo ao evento, a secretaria teve um stand onde emitia gratuitamente carteiras de trabalho e atendia interessados em se inscrever em um dos cursos de qualificação profissional oferecidos por ela.
O ELFO procura aproximar empresários e empreendedores, fomentando parcerias e buscando incentivos que possam estimular o crescimento do setor. O tema que norteou essa edição foi os grandes eventos esportivos programados para a cidade do Rio de Janeiro – a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 – e o quanto a região pode aproveitar estas oportunidades para crescer e se desenvolver. O evento contou com o apoio logístico da FUNDEC (Fundação para Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais).
Para demonstrar o potencial do município para estes grandes eventos esportivos, Daniel Eugênio falou sobre o encontro que participou esta semana com um representante da Neoturis, um grupo de consultoria de turismo de Portugal que pretende construir hotéis em 25 cidades do Brasil.
O grupo escolheu Duque de Caxias para ser um dos primeiros municípios de sua lista para investir. “Ao perguntar ao representante por que escolheu Caxias para iniciar as negociações, ele ressaltou o fato da cidade ser economicamente a segunda maior do estado e pela proximidade do Aeroporto Internacional Tom Jobim”, explicou, lembrando o fato de que Duque de Caxias é mais perto do aeroporto do que Copacabana.
Em sua palestra, Daniel Eugênio falou sobre as riquezas do município, que o colocam como a cidade da Baixada Fluminense que possui mais pontos turísticos. Também deu destaque ao fato de Duque de Caxias se localizar entre o Rio de Janeiro e Petrópolis, dois dos 25 principais polos turísticos do Brasil, segundo o Ministério do Turismo: “A Rodovia Washington Luiz possui 17 restaurantes no perímetro do município.
Como é o único caminho entre o Rio e Petrópolis, podemos transformar rodovia a em um grande polo gastronômico”, afirmou. Daniel ressaltou uma grande novidade. “Em reunião com o prefeito Zito, ele me afirmou que vamos colocar em prática um projeto para incentivos fiscais que estimulem a construção de novos hotéis no município”, declarou o superintendente.
Uma das dificuldades apresentadas para a criação de novos hotéis na Baixada Fluminense foi a falta de profissionais qualificados na região. Ao falar para os presentes, Jorge Cezar disse sobre os cursos que estão sendo ministrados por sua secretaria voltados para o setor. “Através do ProJovem Trabalhador, numa parceria com o Governo Federal, estamos com turmas espalhadas pelos quatro distritos da cidade com cursos gratuitos de qualificação profissional.
Ao todo são três mil jovens inscritos em cursos com duração de seis meses, entre eles vários voltados para hotelaria e restaurantes. Visamos com isso atender a demanda que esses futuros projetos trarão à cidade, dando novas oportunidades de emprego para os moradores do município”, explicou.
Jornal do Brasil
Fonte: