Documento propõe aumento da escolaridade com profissionalização

16/03/2006 17h43

 

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) instituiu, em dezembro do ano passado, um grupo de trabalho com o objetivo de criar uma política pública voltada para a educação de jovens e adultos que contemplasse a elevação da escolaridade com profissionalização.

 

Como resultado da discussão do grupo, foi elaborado um documento-base do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), que será apresentado entre os dias 10 e 12 de abril, no Auditório Petrônio Portela do Senado Federal, durante o seminário nacional do Proeja. A discussão teve início após a Rede Federal de Educação Tecnológica ter constatado, há algum tempo, a baixa expectativa de inclusão de jovens de classes populares entre os atendidos pelo sistema público de educação profissional.

 

O documento faz, inicialmente, uma análise da educação de jovens e adultos no Brasil. Alerta, também, para a necessidade de uma política de integração da educação profissional técnica de nível médio ao ensino médio na modalidade EJA que atenda à demanda de jovens e adultos, pela oferta de educação profissional da qual são excluídos.

 

Formação - Segundo o texto, o que se pretende é garantir a essa clientela uma formação com acesso ao universo de saberes e conhecimentos científicos e tecnológicos produzidos historicamente pela humanidade. O documento propõe uma formação na vida e para a vida e não apenas de qualificação para o mercado de trabalho. É apresentada uma análise sobre os acertos e desacertos da educação básica no Brasil. Para finalizar, é feita uma ampla apresentação da estrutura operacional do Proeja.

 

O grupo de trabalho responsável pela elaboração do documento é formado por professores das universidades federais do Paraná, de Minas Gerais, do Ceará, dos centros federais de educação tecnológica do Espírito Santo e da Bahia, da escola agrotécnica vinculada à Universidade Federal Rural de Pernambuco e das agrotécnicas do Rio Grande do Sul e de Manaus. Participam, também, representantes da Setec e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC).

 

Conheça o documento-base do Proeja e a portaria do grupo de trabalho.

 

Repórter: Sophia Gebrim

 

FONTE

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=4465&FlagNoticias=1&Itemid=4608