Distrito Federal adere ao ensino médio integrado

28 /09/ 2005 

 

Após implementar com sucesso o ensino médio integrado à educação profissional em 16 estados, o Ministério da Educação, em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal, lançará projeto-piloto no Gama. O anúncio foi feito durante o seminário regional das instituições educacionais de ensino médio e de educação profissional do DF, nesta quarta-feira, dia 28, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no Gama.

 

Desde maio, são realizados seminários no país para convencer as secretarias de educação estaduais a adotarem o curso. O sistema está em estágio mais adiantado no Paraná. Cerca de 20 mil alunos já freqüentam as aulas do ensino médio integrado no estado.     

 

A partir do próximo ano, jovens e adultos de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão, Bahia, Sergipe, Alagoas, Roraima, Rondônia, Tocantins, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal, poderão fazer o curso em centros educacionais escolhidos conforme a vocação das regiões e a infra-estrutura apresentada. A meta é expandir o programa a todo o país em 2007.

 

“Foi uma grande vitória a revogação do decreto que proibia a unificação dos ensinos, no ano passado. Agora, em uma mesma matrícula, os alunos têm acesso a uma formação mais adequada, tanto para atuar profissionalmente quanto para continuar os estudos”, afirmou Francisco Potiguara, coordenador-geral de políticas do ensino médio da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC). “Há um cronograma de discussão de implementação com os estados que detêm a maior parte das escolas públicas. Daremos um passo de cada vez.”

 

Repórter: Raquel Maranhão Sá

 

FONTE: http://portal.mec.gov.br/seb/index.php?option=content&task=view&id=2991&FlagNoticias=1&Itemid=3123