Desempenho no ensino médio piora em MG

No ensino fundamental, cresceu o número de alunos do 5º ano que atingiram o nível "recomendado"

PAULO PEIXOTO DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Folha de São Paulo, 14/04/2009 - São Paulo SP

 

O desempenho em português e matemática dos alunos do 3º ano do ensino médio (antigo colegial) da rede pública estadual de Minas caiu entre 2007 e 2008. Os alunos de 5º e 9º anos do ensino fundamental obtiveram resultado melhor, mas, na média, também não atingiram a meta desejada. O nível recomendado para o 5º ano era de 225 pontos ou mais em português e 225 em matemática. No 9º ano, era de 275 e 300 nas mesmas disciplinas. No ensino médio, a pontuação era de 300 e 375. Os dados são do Proeb (Programa de Avaliação da Educação Básica), que integra o sistema geral de   avaliação do governo mineiro e trata especificamente desses três anos do ensino fundamental e médio.

Esses dados não podem ser comparados com os de São Paulo, pois foram obtidos por metodologias diferentes. A avaliação dos alunos do ensino médio mineiro mostra, na variação de 2007 para 2008, que o desempenho do 3º ano foi negativo, sendo -0,07% em matemática e -0,04 em português. Nesse grupo, 61,8% dos estudantes tiveram desempenho "baixo" em matemática, contra 34,4% que ficaram no "intermediário". Apenas 3,8% dos alunos   atingiram o nível "recomendado". Em português, 30,4% ficaram no "recomendado", 40% no "intermediário" e 29,7% no "baixo". O governo Aécio Neves (PSDB) vê "avanços", considerando a variação positiva dos alunos de 5º e 9º anos nas duas disciplinas, mas sobretudo em relação aos do 5º ano. Cresceu quase dez pontos (de 35,2% para 44,7%) o número de alunos do 5º ano que atingiram o nível "recomendado" em matemática. Em português, o crescimento foi de cinco pontos (de 26,5% para 31,5%). "Tem que investir na alfabetização", disse a secretária de Educação, Vanessa Guimarães.