UOL Educação, 08/02/2006
Desempenho insuficiente não indica que
escola é ruim, diz Inep
Da Redação em São Paulo
O desempenho insuficiente dos alunos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2005 não indica que a escola seja ruim, segundo nota técnica divulgada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) nesta quarta-feira (08/02). A nota acompanha o cadastro com notas e médias, por escola e por município. Segundo os técnicos da instituição, mesmo as escolas com alta taxa de participação de alunos no exame podem não ter o desempenho bem representado. Com base nos dados de 2004 e 2005, o Inep informou que a posição relativa da escola tende a cair, à medida que aumenta a participação no exame.
Para tentar corrigir uma possível distorção, o instituto aplicou um índice chamado "correção de participação" nas médias obtidas com a redação e a prova objetiva. Das 18.436 escolas para as quais foram calculadas as médias, apenas 115 apresentaram queda maior que três pontos no resultado total. Escolas com menos de dez alunos concluíntes do ensino médio constam do levantamento, mas apresentam resultado SC (sem conceito), o que pode salvar algumas instituições da avaliação negativa. O objetivo da pesquisa é a melhoria do ensino e o auxílio a professores, diretores e dirigentes para o aprimoramento do sistema educacional. Pais e alunos também poderão utilizar os dados como indicativo dos resultados pedagógicos obtidos pelas escolas.