Depoimentos

 

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Depoimentos:

 

“Participar do Escola de Fábrica é nossa oportunidade de qualificar e expandir ainda mais o Projeto Pescar. Nosso objetivo é proporcionar um caminho para jovens em situação de vulnerabilidade e mostrar ao empresariado que ele pode colaborar com o desenvolvimento do País, investindo em ações desse tipo. A explicação para o êxito do Projeto Pescar e o reconhecimento que recebe ao ser qualificado para participar do Escola de Fábrica nos dá a medida do que podemos fazer juntos, pelo crescimento da qualificação no Brasil." 

 

Rose Linck - Presidente da Fundação Projeto Pescar, sistema de franquia social, onde as empresas abrem espaço para a formação pessoal e profissional de adolescentes de baixa renda em suas próprias dependências – instituição gestora.

 

“O Projeto Escola de Fábrica veio ao encontro do nosso ideal de inserir o jovem na comunidade através do esporte, dando uma oportunidade de carreira para adolescentes carentes. O interessante é que além do esporte, no nosso caso principalmente o tênis, esse adolescente será também capacitado para o trabalho, com um programa de formação humana e noções organizacionais. Essas iniciativas são importantes para o País. A iniciativa privada pode e deve participar da formação das nossas crianças e jovens. É a única forma de diminuir as diferenças sociais e de educação que temos.”

 

Plínio Diniz Bernardini – Diretor Geral da Unisys Arena, empresa do setor esportivo que oferece treinamento para a prática do tênis a jovens carentes. Para treinar é necessário que os adolescentes estejam freqüentando a escola. O Unisys Arena oferece todo o material necessário – instituição formadora.

 

“Para nós, da Fundação Ioschpe, o Projeto Escola de Fábrica significa a realização da principal função do terceiro setor: gerar modelos exitosos de transformação social que subsidiem políticas públicas. Inspirado também no Projeto Formare, a iniciativa do MEC contribui, de forma significativa, para a solução das demandas da educação profissional reconhecendo a empresa como um espaço valioso de ensino e aprendizagem.”

 

Evelyn Ioschpe – Diretora-presidente da Fundação Ioschpe, entidade que desenvolve programas nas áreas de Educação, Cultura e Bem-Estar Social realizando parcerias com entidades públicas e privadas. Mantendo a educação de crianças e adolescentes como prioridade, a fundação apóia projetos educacionais, ações de investimento social e atividades culturais, beneficiando mais de cento e vinte mil pessoas em vários estados – instituição gestora.

 

"O Projeto Escola de Fábrica é muito importante para o Brasil, notadamente para os seus jovens carentes, sem oportunidades significativas de qualificação de suas condições de empregabilidade, para enfrentarem os desafios do mercado de trabalho. A estes jovens, desde muito cedo, para muitos deles, resta a única oportunidade de tentarem uma qualificação, ainda que insuficiente, começando a trabalhar ainda crianças, colocando em risco aquilo que verdadeiramente poderia se constituir uma melhor garantia para o sucesso profissional: a escolaridade e a saúde. O Projeto Escola de Fábrica é uma iniciativa que deveria ter seu desenvolvimento de forma contínua. Para a Unilever do Brasil é gratificante estar contribuindo para a melhoria das condições de empregabilidade de jovens carentes, acreditando que somente oportunidades de educação e formação profissional, são capazes de promoverem as transformações que a sociedade necessita.

 

Elaine Molina – Gerente de Responsabilidade Social da Unilever do Brasil - Os dois focos de atuação do Instituto Unilever são o Envolvimento Comunitário, que apóia e desenvolve projetos nas áreas de educação, saúde, esporte, arte e cultura, e o Desenvolvimento Sustentável, que atua em projetos relacionados, principalmente, à otimização de recursos instituição formadora.

 

 

FONTE:

http://portal.mec.gov.br/setec/index.php?option=content&task=view&id=493&Itemid=616