Conselho de secretários estaduais propõe exame universal já em 2010

Quinta-feira, 14 de maio de 2009

 

O novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será universalizado no ano que vem. Ou seja, todos os estudantes da rede pública serão obrigados a fazer a nova prova. O exame pode servir também para o estudante que fez o ensino médio na modalidade educação de jovens e adultos obter o certificado de conclusão. A proposta foi apresentada na manhã desta quinta-feira, dia 14, pela presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), Maria Auxiliadora Seabra, ao ministro da Educação, Fernando Haddad.

Ao acatar a proposta, Haddad pediu um estudo de logística para garantir o acesso de todos os estudantes aos locais de prova em todo o território nacional. Segundo o ministro, ao contrário da Prova Brasil, que é aplicada em sala de aula nas turmas regulares — também será realizada este ano —, o novo Enem terá datas e locais específicos. “Mais do que a aferição do conhecimento do aluno, a prova pode representar o acesso dele à universidade, o que exige cuidados maiores com a segurança”, explicou.

O Consed entende que o novo formato da prova permitirá a reestruturação do ensino médio e que, com isso, o currículo dessa etapa do ensino passará a orientar os processos seletivos de acesso à educação superior, não o contrário, como ocorre hoje.

Para Maria Auxiliadora, o novo formato do exame provoca debates nos estados e a aproximação entre os secretários de educação e reitores.

 

Assessoria de Comunicação Social

 

Palavras-chave: Novo Enem

 

Fonte:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13424:conselho-de-secretarios-estaduais-propoe-exame-universal-ja-em-2010&catid=211&Itemid=86