Competição leva estudantes a escrever melhor e aprender mais

23/04/2008 16:11:10

 

Esta quarta-feira, 23, é o Dia Mundial do Livro, criado pela Unesco em 1996. Mais de 100 países reconhecem a data. No Brasil, inúmeras escolas investem para cumprir a máxima que o poeta Carlos Drummond de Andrade transformou em um de seus mais conhecidos poemas: “Penetra surdamente no mundo das palavras, lá estão os poemas que esperam ser escritos” diz ele em Procura da Poesia.

Este ano, os estudantes do ensino fundamental e médio terão a oportunidade de ler mais e escrever melhor, estimulados pela primeira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

Os alunos da escola estadual de ensino fundamental Jardim das Araucárias, em Castro (PR), a 140 quilômetros de Curitiba, já estão se preparando para a olimpíada. Estuda lá o aluno Sílvio Castanho, hoje na sétima série. Exemplo para os colegas, ele cursava a quinta série em 2006, quando foi um dos finalistas da última edição do prêmio Escrevendo o Futuro, organizado pela Fundação Itaú Social. O prêmio deu origem à Olimpíada de Língua Portuguesa.

Incentivado por sua professora, Vitória Batista, o menino contou em versos as impressões sobre a paisagem e o povo do lugar onde vive. Por causa dos exercícios de leitura e escrita, Sílvio tomou gosto pela língua e descobriu mais sobre suas próprias raízes. O resultado do aprendizado foi o poema premiado, Fuxico:

 

“Pinheirinho que bate

Tac tac toc toc

Caingangue que se assusta

Tec tec tec tec

O mato vira vento

Vum vum vum

Japonês colhe batata

Trr trr trr

Italiano corta couve

Chic chic chic

Holandês cria vaca

Muu muu muu

Castro derrama leite no Paraná

Chuá chuá chuá

Tudo termina com o leite derramado no fogão

 

Este ano, Sílvio diz já estar se preparando para a olimpíada. A antiga professora do menino, Vitória, se inscreveu e seus alunos também terão a chance de aperfeiçoar suas habilidade e mostrar seus talentos.

A olimpíada enfoca o prêmio e a formação de professores. No período do prêmio, que ocorre nos anos pares, são organizadas oficinas de leitura e escrita, realizadas pelos professores e seus alunos a partir do material de apoio. São três fascículos, cada um com atividades voltadas para o trabalho com um gênero textual específico.

Podem participar estudantes de 4ª, 5ª, 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental (ou séries equivalentes do ciclo de 9 anos) e alunos de 2º e 3º anos do Ensino Médio de escolas públicas. A participação do aluno depende da inscrição do professor e a adesão da escola, que é vinculada à adesão da rede escolar (municipal, estadual ou federal). As inscrições foram prorrogadas e podem ser feitas até 5 de maio. Saiba mais na página da olimpíada.

 

Maria Clara Machado

 

Fonte:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=10385