Começam aulas do programa Escola de Fábrica no Rio Grande do Sul

16/10/2006 17:06

A partir desta terça-feira, 17, mais 120 jovens estarão capacitados para entrar no mercado de trabalho, enquanto outros 240 iniciarão cursos profissionais pelo programa Escola de Fábrica. O ministro da Educação, Fernando Haddad, participará das aulas inaugurais de um curso de 80 alunos no município de São Leopoldo, no Vale do Rio dos Sinos, e de mais 160 estudantes em São Francisco de Paula, no alto da serra gaúcha. Em São Francisco, além da aula inaugural, ocorrerá a solenidade de formatura dos novos profissionais.

Desde a criação do programa Escola de Fábrica, em 2005, mais de 11.500 jovens já se formaram em 20 áreas profissionais reconhecidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE): agropecuária, artes, comércio, comunicação, construção civil, design, geometria, gestão, imagem pessoal, indústria, informática, lazer e desenvolvimento social, meio ambiente, mineração, química, recursos pesqueiros, saúde, telecomunicações, transporte, turismo e hospitalidade.

Os cursos têm duração de seis a 12 meses e a meta é que mais de 50% dos alunos entrem no mercado de trabalho após a formação. Para a coordenadora executiva do programa, Lizete Marques, “este é um momento importante, porque está havendo a renovação dos contratos com as prefeituras gestoras, um sinal de que a ação tem sido positiva para os jovens e para o desenvolvimento regional”.

Proep – Também nesta terça-feira, 17, o ministro Fernando Haddad participa da inauguração das obras da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo (RS). A nova escola faz parte da rede do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep), que financia a área de educação profissional por meio da construção de centros de ensino, aquisição de materiais de ensino, aprendizagem e equipamentos, além da capacitação de professores e de pessoal técnico-administrativo.

Repórteres: Cíntia Caldas e Fabiana Gomes