Cerca de 40 mil estudantes já solicitaram certificação do
ensino médio. Número é bem superior ao esperado pelo MEC
Isabel Vilela
Correio Braziliense, 19/02/2010 - Brasília DF
Até o meio-dia desta sexta-feira (19/2), cerca de 40 mil estudantes já haviam solicitado o uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como certificação. O número é bem maior do que o esperado pelo Ministério de Educação, que seria de aproximadamente 10 mil solicitações. O MEC ainda vai avaliar o motivo dessa grande quantidade de pedidos, mas aponta que uma das possibilidades é que muitos estudantes que já concluíram o ensino médio podem ter se confundido achando que o documento serviria como uma comprovação de participação no Enem. Só no Distrito Federal, 929 candidatos solicitaram a certificação, mas, desses, apenas 103 precisam dela. Os outros 826 estudantes que solicitaram o documento já concluíram o ensino médio.
São Paulo é o estado com maior número de solicitações, seguido de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná. Os estudantes interessados em obter a certificação do ensino médio têm até o dia 31 de março para fazer a solicitação pelo site http://sistemasenem2.inep.gov.br/Enem2009/. Devem solicitar o documento apenas estudantes que ainda não concluíram o ensino médio. Para ter direito à certificação, é preciso ter 18 anos ou mais na data da realização do Enem, além de ter atingido o mínimo de 400 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Enem e o mínimo de 500 pontos na redação.
A emissão dos certificados é de competência das secretarias estaduais e municipais de educação. E cada uma delas definirá os procedimentos que julgar convenientes para a certificação de conclusão do ensino médio com base nas notas do Enem 2009. Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia também poderão, alternativamente, emitir os certificados de conclusão – desde que façam uma avaliação adicional de língua estrangeira – ou expedir declaração de proficiência de acordo com o desempenho do interessado. O Inep disponibilizará aos institutos federais e às secretarias estaduais, municipais e distrital de Educação as notas e os dados cadastrais dos interessados, na endereço eletrônico http://sistemasenem.inep.gov.br/EnemSolicitacao