Centro de educação tecnológica promove inclusão digital no Ceará

19/09/2006 15:06

O Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Ceará vai implantar 30 centros de inclusão digital (CID) e um núcleo de informação e tecnologia (NIT) em 12 cidades do Estado. O edital será lançado até a próxima sexta-feira, dia 22, e conta com recursos de R$ 3,5 milhões dos ministérios da Ciência e Tecnologia e das Comunicações.

Cada centro terá laboratório de informática, com dez computadores, biblioteca e sala multimídias. Já o núcleo terá uma estrutura com laboratórios de química, física, biologia e eletromecânica, além de videoteca, salão de jogos, salão nobre para exposições e auditório.

De acordo com o projeto, os centros serão erguidos em áreas próximas das escolas públicas municipais. Assim, a estrutura será utilizada para a realização de cursos básicos de informática e de cursos técnicos profissionalizantes, a partir das demandas locais.

“Pretendemos atender cerca de cem alunos em cada centro, promovendo a inclusão digital de mais de três mil alunos cearenses”, afirmou o diretor-geral do Cefet, Ricardo Gomes de Lima. Segundo ele, a idéia de criar os CID surgiu após a análise da Pesquisa por Amostra de Domicílios (Pnad). Constatou-se que apenas 12,9% dos cearenses acima de dez anos têm acesso à internet, enquanto a média no Brasil é de 21%.

Itapipoca, Itarema, Fortaleza, Maracanaú, Aracoiaba, Russas, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Piquet Carneiro, Cedro, Juazeiro do Norte e São João do Jaguaribe são as cidades cearenses beneficiadas com a construção dos centros.

Repórter: Sophia Gebrim