Ceflora certificou 1.187 pessoas em cursos profissionalizantes em 2011

21/12/2011

Em 2012, com mais um bloco e mais servidores, a meta é expandir a oferta de cursos

 

O Centro de Formação e Tecnologia do Juruá (Ceflora), que integra o Instituto Dom Moacyr (IDM), vem impulsionando a formação profissional em Cruzeiro do Sul desde 2005.

No período de 2005 a 2011, foram certificados 8.632 estudantes nos mais diversos cursos nas áreas de agricultura, artesanato, serviços, informática e comércio. Além de cursos da programação própria, o Ceflora também executou projetos de formação profissional, entre eles o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), Projovem Urbano, Cidadania Feminina e Mulheres da Paz, Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável  (Protejo), Projovem Trabalhador, Projeto Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Plano Setorial de Qualificação (Planseq) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Em 2011 o trabalho foi intenso, com 1.187 estudantes certificados.  “Conseguimos fazer o previsto e ajudar as pessoas a terem uma melhor formação profissional”, analisou o coordenador-geral do Ceflora, Raimundo Evilásio Lima dos Santos. Evilásio, como é conhecido, destaca o labor incansável dos servidores do Ceflora, bem como o dinamismo do diretor-presidente do Instituto Dom Moacir, como fatores fundamentais para o sucesso no cumprimento das metas.

Segundo conta Evilásio, muitos dos egressos dos cursos do Ceflora estão hoje empregados no comércio e em panificadoras, embora o Ceflora não tenha feito um acompanhamento formal dos certificados. No entanto, ele informa que a partir de 2012, o Ceflora vai criar um banco de egressos para acompanhar se realmente os objetivos estão sendo alcançados.

Para o ano que vem, ainda mais novidades: a equipe será ampliada após processo seletivo. Além disso, um novo bloco está em construção para abrigar os cursos do Programa Brasil Profissionalizado. Além disso, em outubro passado a presidente Dilma lançou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com o qual o Ceflora prevê mais investimentos em Cruzeiro do Sul na área de educação profissional e cursos técnicos. “O Pronatec vai vir com força, e nossa equipe está preparada para dar conta”, comentou Evilásio.

 

Parcerias

 

O Ceflora atua também fazendo importantes parcerias, uma delas com a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) no Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), em que cada turma recebia 120 horas de aulas em cursos profissionalizantes.

Outra parceria produtiva foi feita com a Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN) e União Municipal de Associações de Moradores (Umam). A SEPN e a Umam, com participação de vários presidentes de associações de moradores, identificaram nos bairros as carências e aptidões selecionando pessoas dispostas a se profissionalizarem.

Nessa parceria, que contou ainda com o apoio da Diocese de Cruzeiro do Sul na cessão de espaços para realização dos cursos, foram executados cursos de Corte, Escova e Colorimetria, Doces e Salgados, Avicultura, Horticultura, Manicura, Pedicura e Unhas Artísticas, com centenas de certificados. O diferencial nesses cursos é que os concluintes recebem kits para que possam formar um pequeno negócio.

O presidente da Umam, Expedito Ribeiro, demonstrou gratidão ao esforço do governo em “abrir uma janela para que pessoas que poucas chances tiveram na vida possam ter uma esperança de vida melhor”.

 

Fonte:

http://www.agencia.ac.gov.br/index.php/noticias/cidades-do-acre/17822-ceflora-certificou-1187-pessoas-em-cursos-profissionalizantes-em-2011.html