Cefet-CE certifica conhecimento em língua inglesa

30/08/2006 16:20

Alunos da comunidade acadêmica cearense interessados em ter domínio comprovado no idioma inglês, para estudar nos EUA ou Canadá, não precisam mais sair do Ceará para fazer o teste de inglês como língua estrangeira, o TOEFL (Test of English as a Foreign Language). Credenciado pelo instituto americano Educational Testing Service (ETS) desde maio, o Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (Cefet-CE) já aplicou o teste quatro vezes e encaminhou 21 candidatos ao exterior. Atualmente, o teste é aceito em quase todos os países do mundo. No Brasil, as universidades o exigem como requisito para o doutorado.

Os interessados em estudar nos EUA e no Canadá precisam ser aprovados no exame. O propósito do TOEFL é avaliar o domínio do idioma inglês em estudantes que não o tenham como língua nativa.

O assessor para Assuntos Internacionais do Cefet-CE e diretor de Relações Internacionais da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica Gutenberg Albuquerque conta que o teste está na sua terceira geração. A prova é feita on-line e em apenas 15 dias sabe-se o resultado. "Quando estávamos na primeira geração, o aluno esperava quatro meses", explica.

O Cefet-CE tem cinco laboratórios com equipamentos de ponta e pessoal treinado para aplicar as provas. O TOEFL costuma ser concedido por centros binacionais, centros de línguas e cursos de inglês.

Prova - O exame avalia as habilidades dos candidatos em ouvir, falar, ler e escrever na língua inglesa. A prova consiste em avaliações de leitura, compreensão e audição. Prossegue com um teste oral e com duas composições escritas. O resultado é enviado ao candidato e à instituição de ensino em que pleiteia uma vaga.

Mais informações sobre o TOEFL podem ser obtidas na página eletrônica do instituto. Dúvidas sobre a aplicação do teste no Cefet-CE devem ser encaminhadas para o endereço eletrônico gutenberg@cefetce.br.

Repórter: Ana Júlia Silva de Souza