Carteiros vão participar do Brasil
Alfabetizado
09/09/2003 18:01
Um convênio que vai permitir a participação dos carteiros no Programa Brasil Alfabetizado deverá ser assinado ainda este mês entre o Ministério da Educação e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. O assunto foi discutido pelo ministro da Educação, Cristovam Buarque, e o presidente da EBCT, Airton Dipp, hoje, 9, no gabinete da presidência da empresa. Para o Ministro, a parceria com os Correios é de grande importância, porque a empresa trabalha justamente com cartas, que exigem que o público saiba ler e escrever.
De acordo com Dipp, a participação dos carteiros será voluntária, mas todos serão treinados para a tarefa. Ao trabalhar como agentes de incentivo à leitura, eles terão de ler o livro, antes de ser entregue. O convencimento será um dos papéis mais importantes desses profissionais. Eles não vão, apenas, entregar os livros, mas irão explicar do que trata a obra e por que é importante exercitar a leitura.
A entrega dos livros será feita a recém-alfabetizados que estão inseridos no processo de Leituração, ou seja, aqueles que foram alfabetizados, mas devem dar continuidade ao aprendizado. “Será a possibilidade de divulgação da nossa marca no processo de alfabetização, já que nossos serviços são utilizados por pessoas alfabetizadas”, declarou Dipp. Os Correios possuem 12 mil agências espalhadas pelas 5.561 cidades brasileiras.
Segundo a Assessoria de Ações Sociais da EBCT, no projeto-piloto, carteiros, com o cadastro do ministério, entregarão cerca de 2 mil exemplares da coleção É só começo, do MEC, que inclui A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães, Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, e Garibaldi e Manuela, de Josué Guimarães, a recém-alfabetizados dos bairros de Brasília Teimosa, em Recife, e de Mangabeira, em João Pessoa.
O convênio inclui, ainda, o lançamento de um carimbo sobre o Programa Brasil Alfabetizado, utilizando selo já existente. Também está prevista uma parceria da EBCT com o Serviço Social da Indústria (Sesi), responsável pela alfabetização de um milhão de jovens e adultos.
Repórter: Vilany Kehrle
FONTE: http://www.mec.gov.br/acs/asp/noticias/noticiasDiaImp.asp?id=4201