Câmpus promove Fórum Interno de discussões sobre o PROEJA

17/02/2012

 

O Câmpus Uruaçu do Instituto Federal de Goiás (IFG) promoveu durante os dias 15 e 16 de fevereiro, quarta e quinta-feira, o 1° Fórum Interno de discussões sobre o PROEJA. O evento ocorreu no pátio do Câmpus e contou com a participação de alunos, professores e convidados.

O objetivo do fórum foi o de promover o compartilhamento das experiências adquiridas por alunos e professores, através de relatos de experiência, bem como o de aproximar estes grupos, num espaço de diálogo coletivo e aberto sobre as ações do PROEJA no Câmpus.

Para o professor Ubaldo Eleutério, Diretor-Geral do Câmpus Uruaçu, a realização do fórum é um passo importante no sentindo de verificar proposições positivas para o processo de implementação e efetivação do PROEJA na instituição. “Observamos que a realização deste fórum foi cercada de expectativa, afinal, trata-se de um programa de grande valor social, de resgate da cidadania, de oportunidade para aqueles que, por algum motivo, tiveram interrompida a sua trajetória no ensino”, concluiu Ubaldo.

“Este fórum foi uma oportunidade de discutirmos muitas questões inerentes ao ensino de jovens e adultos em conjunto com uma formação profissional para o mercado de trabalho. Discutimos neste primeiro fórum não apenas questões de sala de aula, mas questões referentes à realidade sócio-econômica da nossa região, dos nossos alunos. Procuramos assim, aproximar mais o aluno da instituição, para que estes possam constatar as dificuldades do processo ensino-aprendizagem”, comentou o Chefe do Departamento das Áreas Acadêmicas do Câmpus, professor Leone Borges Evangelista.

Já a servidora Fabiane Scheneider, membro da equipe do Departamento de Áreas Acadêmicas, credita como positiva a realização do fórum. “O simples fato de a instituição escutar os alunos, e estes perceberem que existe um canal para o diálogo, que suas opiniões/proposições são levadas em consideração pela gestão acadêmica, torna a realização deste fórum salutar”, disse.

 

Metodologia do Fórum

“Procuramos dividir este primeiro fórum em dois momentos. No primeiro dia, após a palestra de abertura, escutamos as considerações dos alunos do PROEJA, suas dificuldades, suas dúvidas, enfim, observamos o ponto de vista dos alunos em relação ao curso. Já no segundo dia promovemos uma mesa redonda com os professores que ministram aulas no PROEJA, em seguida vamos dividimos os participantes do fórum em oito grupos, para discutir e formular encaminhamentos sobre as considerações apresentadas pelos alunos no primeiro dia”, comentou Leone Borges.

Os alunos fizeram considerações que vão desde o questionamento da necessidade de aulas aos sábados, dificuldade de chegar às 18h30 para o início das aulas, até a dificuldade de locomoção dos alunos que moram distante do Câmpus para comparecer as aulas, dentre outras.

Ao final do fórum, foi sistematizado pelo Departamento das Áreas Acadêmicas um documento com todas as considerações dos alunos apresentadas no fórum, e com os respectivos encaminhamentos/proposições formulados pelos grupos de discussões para cada uma destas considerações.

 

 Breve histórico do PROEJA

O PROEJA - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos pretende contribuir para a superação do quadro da educação brasileira explicitado pelos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios-; PNAD divulgados, em 2003, que 68 milhões de Jovens e Adultos trabalhadores brasileiros com 15 anos e mais não concluíram o ensino fundamental e, apenas, 6 milhões (8,8%) estão matriculados em EJA. A partir desses dados e tendo em vista a urgência de ações para ampliação das vagas no sistema público de ensino ao sujeito jovem e adulto, o Governo Federal instituiu, em 2005, no âmbito federal o primeiro Decreto do PROEJA nº 5.478, de 24 de junho de 2005, em seguida substituído pelo Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006, que introduz novas diretrizes que ampliam a abrangência do primeiro com a inclusão da oferta de cursos PROEJA para o público do ensino fundamental da EJA.

A partir deste contexto, o PROEJA tem como perspectiva a proposta de integração da educação profissional à educação básica buscando a superação da dualidade trabalho manual e intelectual, assumindo o trabalho na sua perspectiva criadora e não alienante. Isto impõe a construção de respostas para diversos desafios, tais como, o da formação do profissional, da organização curricular integrada, da utilização de metodologias e mecanismos de assistência que favoreçam a permanência e a aprendizagem do estudante, da falta de infra-estrutura para oferta dos cursos dentre outros.

 

Fonte: site do MEC.

 

Fonte:

http://www.ifgoias.edu.br/uruacu/index.php/C%C3%A2mpus-promove-F%C3%B3rum-Interno-de-discuss%C3%B5es-sobre-o-PROEJA