Câmpus promove Fórum Interno de
discussões sobre o PROEJA
17/02/2012
O
Câmpus Uruaçu do Instituto Federal de Goiás (IFG)
promoveu durante os dias 15 e 16 de fevereiro, quarta e quinta-feira, o 1°
Fórum Interno de discussões sobre o PROEJA. O evento ocorreu no pátio do Câmpus e contou com a participação de alunos, professores e
convidados.
O
objetivo do fórum foi o de promover o compartilhamento das experiências
adquiridas por alunos e professores, através de relatos de experiência, bem
como o de aproximar estes grupos, num espaço de diálogo coletivo e aberto sobre
as ações do PROEJA no Câmpus.
Para
o professor Ubaldo Eleutério, Diretor-Geral do Câmpus
Uruaçu, a realização do fórum é um passo importante no sentindo de verificar
proposições positivas para o processo de implementação
e efetivação do PROEJA na instituição. “Observamos que a realização deste fórum
foi cercada de expectativa, afinal, trata-se de um programa de grande valor
social, de resgate da cidadania, de oportunidade para aqueles que, por algum
motivo, tiveram interrompida a sua trajetória no
ensino”, concluiu Ubaldo.
“Este
fórum foi uma oportunidade de discutirmos muitas questões inerentes ao ensino
de jovens e adultos em conjunto com uma formação profissional para o mercado de
trabalho. Discutimos neste primeiro fórum não apenas questões de sala de aula, mas
questões referentes à realidade sócio-econômica da
nossa região, dos nossos alunos. Procuramos assim, aproximar mais o aluno da
instituição, para que estes possam constatar as dificuldades do processo
ensino-aprendizagem”, comentou o Chefe do Departamento das Áreas Acadêmicas do Câmpus, professor Leone Borges Evangelista.
Já
a servidora Fabiane Scheneider,
membro da equipe do Departamento de Áreas Acadêmicas, credita como positiva a
realização do fórum. “O simples fato de a instituição escutar os alunos, e
estes perceberem que existe um canal para o diálogo, que suas
opiniões/proposições são levadas em consideração pela gestão acadêmica, torna a
realização deste fórum salutar”, disse.
Metodologia do Fórum
“Procuramos
dividir este primeiro fórum em dois momentos. No primeiro dia, após a palestra
de abertura, escutamos as considerações dos alunos do PROEJA, suas
dificuldades, suas dúvidas, enfim, observamos o ponto de vista dos alunos em
relação ao curso. Já no segundo dia promovemos uma mesa redonda com os
professores que ministram aulas no PROEJA, em seguida vamos dividimos os
participantes do fórum em oito grupos, para discutir e formular encaminhamentos
sobre as considerações apresentadas pelos alunos no primeiro dia”, comentou Leone Borges.
Os
alunos fizeram considerações que vão desde o questionamento da necessidade de
aulas aos sábados, dificuldade de chegar às 18h30 para o início das aulas, até
a dificuldade de locomoção dos alunos que moram distante do Câmpus
para comparecer as aulas, dentre outras.
Ao
final do fórum, foi sistematizado pelo Departamento das Áreas Acadêmicas um
documento com todas as considerações dos alunos apresentadas no fórum, e com os
respectivos encaminhamentos/proposições formulados pelos grupos de discussões
para cada uma destas considerações.
Breve histórico do PROEJA
O
PROEJA - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos pretende
contribuir para a superação do quadro da educação brasileira explicitado pelos
dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios-; PNAD divulgados, em
2003, que 68 milhões de Jovens e Adultos trabalhadores brasileiros com 15 anos
e mais não concluíram o ensino fundamental e, apenas, 6
milhões (8,8%) estão matriculados em EJA. A partir desses dados e tendo em vista
a urgência de ações para ampliação das vagas no sistema público de ensino ao
sujeito jovem e adulto, o Governo Federal instituiu, em 2005, no âmbito federal
o primeiro Decreto do PROEJA nº 5.478, de 24 de junho de 2005, em seguida
substituído pelo Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006, que introduz novas
diretrizes que ampliam a abrangência do primeiro com a inclusão da oferta de
cursos PROEJA para o público do ensino fundamental da EJA.
A
partir deste contexto, o PROEJA tem como perspectiva a proposta de integração
da educação profissional à educação básica buscando a superação da dualidade
trabalho manual e intelectual, assumindo o trabalho na sua perspectiva criadora
e não alienante. Isto impõe a construção de respostas para diversos desafios, tais
como, o da formação do profissional, da organização curricular integrada, da
utilização de metodologias e mecanismos de assistência que favoreçam a
permanência e a aprendizagem do estudante, da falta de infra-estrutura para oferta dos cursos dentre outros.
Fonte: site do MEC.
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