Brasil Profissionalizado chega ao RS

28/04/2008 16:02

 

Porto Alegre – O Ministério da Educação está investindo R$ 900 milhões para aumentar a oferta de vagas de educação profissional nos estados e municípios. Nesta segunda-feira, 28, o programa Brasil Profissionalizado foi lançado no Rio Grande do Sul, o quarto estado a conhecer detalhes do programa. Os gaúchos contam com 150 escolas técnicas estaduais.

O Brasil Profissionalizado também financia ampliação ou reforma de escolas públicas de ensino médio e profissional, além de aquisição de mobiliário, equipamentos, laboratórios e acervo bibliográfico.

A secretária da Educação do Rio Grande do Sul, Mariza Abreu, reconheceu que o Estado sofre um estrangulamento no ensino profissional, com uma demanda de cursos maior do que a oferta. Destacou o trabalho conjunto dos governos federal e estaduais para enfrentar o problema e lembrou da importância da capacitação de docentes. “Não adianta só termos os laboratórios se não tivermos pessoal treinado e qualificado.”

O programa também pode ser utilizado para a formação de professores na área de ciências da natureza (química, física, matemática e biologia). Os proponentes dos projetos terão que respeitar algumas condições, tais como gratuidade do ensino e consonância com o catálogo nacional de cursos técnicos. Após aprovação dos projetos dos estados, os recursos serão repassados via convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco, explicou que o ensino médio integrado, público e de qualidade, é um dos principais focos do programa. “O país cresce e sente falta de trabalhadores qualificados. Hoje são 200 mil postos de emprego que não são preenchidos por falta de profissional capacitado”, diz. Cerca de 60% dos jovens que concluem o ensino médio não ingressam no ensino superior. “É por isso que estamos investindo pesadamente na expansão das escolas técnicas federais mas também dando aporte financeiro aos estados e municípios.”

Amanhã, 29, é a vez de Cuiabá (MT) receber representantes do MEC para detalhar o programa.

 

Felipe De Angelis

 

Fonte:

http://portal.mec.gov.br/setec/index.php?option=com_content&task=view&id=10409&interna=6>