Brasil e Egito trabalham pela alfabetização de adultos

Os dois integram o E9, grupo de nove países com metade da população mundial e mais de 70% dos analfabetos adultos do mundo. Próxima reunião ocorre em novembro para sugestão de novas metas na área.

18/10/2014

O Brasil e o Egito estão entre os países que vêm trabalhando de forma conjunta para diminuir seus índices de analfabetismo entre jovens e adultos. Os dois fazem parte do E9, grupo de nove nações que representa metade da população mundial e concentra mais de 70% dos analfabetos em idade adulta do mundo. Além de Egito e do Brasil, o bloco é formado por China, Índia, Indonésia, México, Nigéria, Bangladesh e Paquistão.

Sob a coordenação técnica da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), representantes dos países se reúnem regularmente desde 1993, quando a iniciativa foi criada, para trocar informações e se ajudar mutuamente na implementação de programas que diminuam o analfabetismo dos jovens e adultos. O grupo, que foi formado a partir dos dados de 1993, leva adiante um plano anual de trabalho.

A coordenadora do Setor de Educação da Unesco no Brasil, Maria Rebeca Otero Gomes, conta que existem 13,2 milhões de analfabetos jovens e adultos no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A maior parte dos analfabetos adultos tem acima de 19 anos e 50% está na região Nordeste. O Brasil tem 200 milhões de habitantes.

O Brasil leva adiante sua alfabetização de jovens e adultos pelo Brasil Alfabetizado, um programa descentralizado pelo qual estados e municípios trabalham com instituições parceiras para alfabetizar essa faixa da população, prestando contas do trabalho ao Ministério da Educação, que centraliza e controla os dados e o avanço.

Gomes fala que o programa precisa ser reestruturado já que muitos municípios esbarram em dificuldades em estabelecer as parcerias, por exemplo. De acordo com a coordenadora, o programa é implementado, mas está muito devagar, não consegue ser de larga escala, o que ela considera importante para um país que tem 13 milhões de analfabetos adultos. Ao longo dos anos, no E9, o Brasil foi compartilhando experiências como a do Brasil Alfabetizado.

O E9 também trabalha guiado por um projeto maior chamado Educação para Todos. Ele foi criado em 2000, em um Fórum Mundial de Educação da Unesco em Dakar (Senegal), e inclui metas na área de educação para 2015. Entre elas estão a alfabetização de jovens e adultos. Em março do ano que vem ocorrerá nova reunião, na Coreia, para repactuação das metas porque a maior parte não foi alcançada, segundo a coordenadora de Educação da Unesco Brasil.

O E9 terá uma reunião em novembro, no Paquistão, e definirá sugestões que levará para a Coreia. O Brasil também fará um relatório geral com avanços e desafios na área de educação, que será apresentado em uma reunião em Lima, no Peru, com os demais países latino-americanos, em outubro. Segundo Gomes, os grandes desafios do País ainda são alfabetização de jovens e adultos, qualidade do ensino e valorização dos professores.

 

Fonte:

http://www.anba.com.br/noticia/21865566/educacao/brasil-e-egito-trabalham-pela-alfabetizacao-de-adultos/