Brasil Alfabetizado inicia aulas em 122 municípios do Maranhão
26 de abril de 2011
Com a finalidade de promover o acesso e permanência de jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso aos estudos no período regular, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), iniciou, na segunda-feira (25), em 122 municípios maranhenses, as aulas do Programa Brasil Alfabetizado.
O programa visa alfabetizar jovens e adultos, de 15 a 81 anos, que ao longo de suas vidas não tiveram oportunidade de aprender a ler e escrever. A iniciativa contribui para a redução da taxa de analfabetismo no estado.
Segundo a secretária de Estado de Educação, Olga Simão, o programa é um dos instrumentos para erradicar o analfabetismo no Maranhão. "Saber ler e escrever é um direito de todo cidadão e mais que isso, é uma questão de dignidade e de oportunidade".
No Maranhão, o Brasil Alfabetizado já beneficiou aproximadamente 75 mil alunos, mobilizou 5.364 alfabetizadores e 471 coordenadores de turmas.
Além do pagamento de bolsas aos alfabetizadores e coordenadores de turmas, o Ministério da Educação (MEC) e Fundo Nacional de Desenvolvimento Educação (FNDE) repassa recursos financeiros ao estado e municípios, para custeio de ações como: formação de alfabetizadores, aquisição de gêneros alimentícios para merenda e materiais escolares, pedagógicos e de apoio ao professor.
Fonte: