Brasil Alfabetizado forma 330 alunos amanhã
A programação contará
com a apresentação do coral do Núcleo de Pesquisas e Ações da Terceira Idade (Nupati), composto por idosas inseridas na UFS
21/09/2010 - 11:17
Nesta quarta-feira, 22, será realizada mais uma formatura do Programa Brasil Alfabetizado, que atende pessoas com mais de 15 anos que não tiveram a oportunidade de ingressar no sistema educacional dentro do período ideal. O evento acontece às 16h na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), localizada na Rodovia José Sarney.
Cerca de 330 alunos que iniciaram o curso em outubro de 2009 e concluíram em abril deste ano receberão certificados. A programação contará com a apresentação do coral do Núcleo de Pesquisas e Ações da Terceira Idade (Nupati), composto por idosas inseridas na Universidade Federal de Sergipe, além de homenagens aos alfabetizadores.
"No decorrer do curso oferecemos uma formação inicial para instrumentalizar os alfabetizadores com estratégias pedagógicas voltadas para a educação de jovens e adultos. É um desafio muito grande, considerando os vários entraves que surgem, a exemplo de problemas de saúde e instabilidade de moradia e de horário dos alunos. No final, observamos que os desafios são vencidos pela força de vontade de cada um, o que torna atingível o objetivo de ensiná-los a ler", declara a coordenadora do núcleo de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e gestora local do Programa Brasil Alfabetizado, Izabel Cristina Santos da Silva.
Para ela, poder contribuir no processo de transformação e inclusão de jovens é uma experiência única. "O ponto alto das nossas atividades é a ‘Caminhada da Leitura', uma ação do Programa Brasil Alfabetizado cujo objetivo é avaliar a aprendizagem durante uma caminhada realizada na Orla de Atalaia. No local, os alunos fazem a leitura da biografia de vultos sergipanos, dos formadores da pátria e até de cardápios de restaurantes. Eu me sinto realizada quando os vejo lendo e quando ouço seus relatos sobre a experiência de poderem enxergar o mundo através da leitura", ressaltou.
Programa
O Brasil Alfabetizado é realizado em Aracaju desde 2003 e já formou centenas de pessoas. Resulta de uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju, o Ministério da Educação e a Fundação BB Educar. A proposta metodológica segue a linha introduzida pelo pedagogo Paulo Freire, passada aos alfabetizadores através do programa de formação continuada da rede municipal de ensino, denominado ‘Horas de Estudo'. Tem como objetivo principal desenvolver nos alunos uma forma cada vez mais crítica de pensar, através da problematização do seu mundo e da sua história de vida, dando-lhes segurança e ampliando sua cidadania.
Fonte: Ascom/Semed
Fonte:
http://www.infonet.com.br/educacao/ler.asp?id=103926&titulo=educacao