Brasil Alfabetizado desenvolvido em Aracaju é referência nacional
18 de Dezembro de 2009 - 4h56
O
monitoramento constante da Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem contribuído para que a execução do Programa
Brasil Alfabetizado em Aracaju sirva de referência para o país inteiro. Além do
acompanhamento frequente das turmas, a dedicação das
equipes de ensino tem se destacado como um grande diferencial.
Em eventos
nacionais e internacionais, educadores de outros estados e até mesmo de outros
países têm direcionado muitos elogios ao programa. De acordo com a gestora do
programa em Aracaju, Izabel Cristina Santos Silva, a participação da Semed nesses eventos contribui para a melhoria do programa
e para a troca de conhecimento.
"No
início do mês, nós fomos à 6ª Conferência Internacional de Alfabetização na
Educação de Jovens e Adultos, em Belém, na companhia de representantes de 156
países. Foram discussões maravilhosas e todos dividimos
os desafios financeiros. Mas também pudemos ouvir muitos elogios ao nosso
programa. Foi gratificante", declara Izabel.
Além disso, o
intercâmbio também é feito de forma contínua em outros locais. "No último
dia 11, retornamos também da Agenda Territorial em Brasília, onde ampliamos o
diálogo entre todos os parceiros. Todos os estados estiveram presentes e nós,
da Semed, já fazemos parte da comissão da Agenda.
Também estamos integrando o Fórum Permanente de Educação de Jovens e Adultos,
junto com a Secretaria Estadual da Educação, o Comitê do Campo, o Conselho
Estadual, o Sintese, o Sindipema
e o Mova Brasil", explica a gestora municipal do programa.
Alfabetização
Em diversos
bairros da cidade o programa vem alfabetizando centenas de adultos e idosos,
com idades de 30 a 89 anos. As aulas comportam entre 14 e 25 alunos e somente
no bairro Santa Maria são 19 turmas. Segundo Izabel, o sucesso do trabalho se
deve à forma como os alfabetizadores atuam junto aos alunos.
"Nós não
estamos preocupados com números, com as estatísticas, e sim com a qualidade de
ensino, com a forma como nossos alfabetizandos estão
se adaptando ao sistema de aprendizagem. É muito gratificante para nós ver que
eles já leem as bulas de remédios, os preços dos
alimentos nos supermercados, entre outras coisas do cotidiano. Nossa
preocupação é fazer com que eles passem a utilizar melhor os conhecimentos
adquiridos", explica.
Além disso, a implementação da metolodogia
humanizada de Paulo Freire tem sido fundamental para perceber a aprendizagem
real dos alunos. "O nosso método de ensino dá resultados, pois o que
fazemos é aproveitar o conhecimento que o alfabetizado já possui, pela sua
experiência de vida. Foi isso que Paulo Freire ensinou. Nós trabalhamos a
apropriação desse conhecimento por parte do próprio alfabetizado", afirma
a gestora.
Caminhada da Leitura
As dinâmicas
de grupo e a consonância entre os ensinamentos da sala de aula e a realidade
também podem ser apontados como um diferencial na execução do Programa Brasil
Alfabetizado em Aracaju. É nesse sentido que a Semed
realiza a Caminhada da Leitura ao final da formação das turmas.
"Quando
as aulas terminam, todos os dias nós levamos de três a quatro turmas para a
Orla da Atalaia, nas praças onde ficam concentradas as estátuas. Lá, adultos e
idosos fazem leitura em voz alta das biografias dos nomes sergipanos que estão
representados nos monumentos. É gratificante ver a alegria deles fazendo
aquelas leituras", garante Izabel.
"Trabalhar com a alfabetização de jovens e adultos é emocionante demais. Quando eu participo de cada formatura e os vejo recebendo seus certificados, aquilo se torna meu contracheque", complementa.
Fonte:
http://www.vermelho.org.br/se/noticia.php?id_noticia=121547&id_secao=119