Brasil Alfabetizado desenvolvido em Aracaju é referência nacional

18 de Dezembro de 2009 - 4h56

 

O monitoramento constante da Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem contribuído para que a execução do Programa Brasil Alfabetizado em Aracaju sirva de referência para o país inteiro. Além do acompanhamento frequente das turmas, a dedicação das equipes de ensino tem se destacado como um grande diferencial.

Em eventos nacionais e internacionais, educadores de outros estados e até mesmo de outros países têm direcionado muitos elogios ao programa. De acordo com a gestora do programa em Aracaju, Izabel Cristina Santos Silva, a participação da Semed nesses eventos contribui para a melhoria do programa e para a troca de conhecimento.

"No início do mês, nós fomos à 6ª Conferência Internacional de Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos, em Belém, na companhia de representantes de 156 países. Foram discussões maravilhosas e todos dividimos os desafios financeiros. Mas também pudemos ouvir muitos elogios ao nosso programa. Foi gratificante", declara Izabel.

Além disso, o intercâmbio também é feito de forma contínua em outros locais. "No último dia 11, retornamos também da Agenda Territorial em Brasília, onde ampliamos o diálogo entre todos os parceiros. Todos os estados estiveram presentes e nós, da Semed, já fazemos parte da comissão da Agenda. Também estamos integrando o Fórum Permanente de Educação de Jovens e Adultos, junto com a Secretaria Estadual da Educação, o Comitê do Campo, o Conselho Estadual, o Sintese, o Sindipema e o Mova Brasil", explica a gestora municipal do programa.

 

Alfabetização

 

Em diversos bairros da cidade o programa vem alfabetizando centenas de adultos e idosos, com idades de 30 a 89 anos. As aulas comportam entre 14 e 25 alunos e somente no bairro Santa Maria são 19 turmas. Segundo Izabel, o sucesso do trabalho se deve à forma como os alfabetizadores atuam junto aos alunos.

"Nós não estamos preocupados com números, com as estatísticas, e sim com a qualidade de ensino, com a forma como nossos alfabetizandos estão se adaptando ao sistema de aprendizagem. É muito gratificante para nós ver que eles já leem as bulas de remédios, os preços dos alimentos nos supermercados, entre outras coisas do cotidiano. Nossa preocupação é fazer com que eles passem a utilizar melhor os conhecimentos adquiridos", explica.

 

Além disso, a implementação da metolodogia humanizada de Paulo Freire tem sido fundamental para perceber a aprendizagem real dos alunos. "O nosso método de ensino dá resultados, pois o que fazemos é aproveitar o conhecimento que o alfabetizado já possui, pela sua experiência de vida. Foi isso que Paulo Freire ensinou. Nós trabalhamos a apropriação desse conhecimento por parte do próprio alfabetizado", afirma a gestora.

 

Caminhada da Leitura

 

As dinâmicas de grupo e a consonância entre os ensinamentos da sala de aula e a realidade também podem ser apontados como um diferencial na execução do Programa Brasil Alfabetizado em Aracaju. É nesse sentido que a Semed realiza a Caminhada da Leitura ao final da formação das turmas.

"Quando as aulas terminam, todos os dias nós levamos de três a quatro turmas para a Orla da Atalaia, nas praças onde ficam concentradas as estátuas. Lá, adultos e idosos fazem leitura em voz alta das biografias dos nomes sergipanos que estão representados nos monumentos. É gratificante ver a alegria deles fazendo aquelas leituras", garante Izabel.

"Trabalhar com a alfabetização de jovens e adultos é emocionante demais. Quando eu participo de cada formatura e os vejo recebendo seus certificados, aquilo se torna meu contracheque", complementa.

 

Fonte:

http://www.vermelho.org.br/se/noticia.php?id_noticia=121547&id_secao=119