Brasil Alfabetizado chega a Mato Grosso do Sul

29/04/2003 17:50

 

O ministro Cristovam Buarque e o secretário extraordinário de erradicação do analfabetismo, João Luís Homem de Carvalho, lançam nesta quarta-feira, 30, o Programa Brasil Alfabetizado em Mato Grosso do Sul.

 

Criado pelo Ministério da Educação para erradicar o analfabetismo no Brasil até 2006, o programa será apresentado pelo ministro durante palestra marcada para as 9h, no auditório Manoel de Barros, do Palácio Popular da Cultura, em Campo Grande. Em seguida, será assinado convênio com o governo do estado para a alfabetização de 40.194 jovens e adultos do Mato Grosso do Sul, em 2003. Na ocasião, também será feito o lançamento do Plano Estadual de Educação (PEE).

 

Em sua visita a Campo Grande, o ministro inaugura, também, às 10h40, as novas instalações do Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente de Audiocomunicação (Ceada) e, às 11h30, inaugura o Centro Estadual de Atendimento Profissional Ezequiel Ferreira Lima.

 

Conquista – Depois de funcionar em casas adaptadas e alugadas durante 17 anos, o Ceada vai ter sede própria a partir do dia 30, uma conquista muito esperada. Inaugurado em 17 de abril de 1986, o Centro é a única escola que educa crianças e jovens surdos em Campo Grande. Assiste alunos da Educação precoce (zero a três anos), da Educação infantil e dos dois primeiros ciclos da Educação fundamental (até a quarta série). Em 2002, atendeu 272 alunos, escolhidos por meio de uma triagem feita por psicólogos, fonoaudiólogos e outros especialistas.

 

O Centro Estadual de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima, construído com recursos do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep/MEC), no valor de R$ 2,4 milhões, atenderá cerca de 2.000 alunos até 2005. A escola vai oferecer cursos nas áreas de indústria, comércio, construção civil e turismo, entre outras. O centro é equipado com laboratórios de informática, eletrônica, simulações empresariais, agência de viagem, além de cozinha, restaurante, copa e lavanderia, que servirão para as aulas práticas.

 

O nome do Centro é em homenagem a um ex-pedreiro perseguido e preso pelo regime militar. Ex-militante do PCB (Partido Comunista Brasileiro), Ezequiel Ferreira Lima é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso do Sul.

 

Programa – Para que todos os brasileiros com idade acima de 15 anos aprendam a ler e a escrever, O MEC vem estabelecendo parcerias com estados, municípios, instituições de ensino superior, instituições sindicais, organizações não-governamentais e organizações da sociedade civil que desenvolvem e executam projetos de alfabetização de jovens e adultos, além de empresas privadas e organismos internacionais.

 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Censo 2000 indica que há, no Brasil, 16.294.889 analfabetos com mais de 15 anos de idade. No entanto, considerando a precariedade do conceito “alfabetizado”, o Ministério da Educação trabalha com uma estimativa que amplia para quase 20 milhões o número de brasileiros que não sabem ler e escrever.

 

No Mato Grosso do Sul o Censo 2000 registra 161.318 analfabetos, o que corresponde a 7,8% da população. Em relação à população, o município com maior índice de analfabetismo é Coronel Sapucaia, com 23% de analfabetos. Em Campo Grande, o índice é de 6%.

 

 

Repórter: Helenise Brant e Vilany Kehrle

 

FONTE: http://www.mec.gov.br/acs/asp/noticias/noticiasDiaImp.asp?id=3491