Beija-Flor sedia aula inaugural do Escola de Fábrica.
A quadra da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, no Rio de Janeiro, vai virar sala de aula na próxima terça-feira, 25, com a última aula inaugural do programa Escola de Fábrica, do Ministério da Educação. O evento será às 10h, ministrado pela diretora nacional do programa, Jane Bauer.
O Escola de Fábrica capacita jovens de baixa renda para ingressar no mercado de trabalho por meio de cursos de iniciação profissional. Segundo a diretora, a aula no Rio será um momento de integração dos parceiros do programa. “O encontro reunirá todos os personagens que compõem o programa: governo federal, instituições gestoras, empresas formadoras e jovens alunos”, explica Bauer.
O Escola de Fábrica estabelece uma parceria entre o MEC e empresas a fim de gerar emprego e renda onde os cursos são oferecidos. No caso da Beija-Flor, os cursos são voltados para a indústria do carnaval, como confecção de adereços, carpintaria, chapelaria, ferragem, pintura artística, escultura e serviços de costura.
No estado fluminense, serão abertos 20 cursos de iniciação profissional que beneficiarão 400 alunos, em quatro municípios: Parati, Cabo Frio, Nilópolis e Cachoeiras de Macacu. Entre os cursos oferecidos estão: produção e comercialização de malacocultura, produção, beneficiamento e comercialização do pescado, piscicultura, roteiros alternativos para o turismo pesqueiro, manutenção de motores a diesel e elétrica de embarcações, culinária litorânea, comercialização de peixes e rãs, carpintaria e pintura naval.
Participam ainda da solenidade a coordenadora do Escola de Fábrica na região Sudeste, Arlete Fante, representantes das gestoras e formadoras do programa no Rio de Janeiro e autoridades locais.
A Beija-Flor fica na Rua Pracinha Wallace Paes Leme, 1.025, Centro. Mais informações nos telefones (61) 2104-8122/8176 ou na página eletrônica do programa.
Repórter: Marco Aurélio Fraga
FONTE: http://portal.mec.gov.br/setec/index.php?option=content&task=view&id=3274&FlagNoticias=1&Itemid=3406