Brasil Alfabetizado ganha novo parceiro, em Rondônia

24/09/2003 18:46

 

O ministro da Educação, Cristovam Buarque, e o reitor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ene Glória da Silveira, assinaram hoje, 24, protocolo de intenção para a alfabetização de jovens, acima de 15 anos, e de adultos, no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado.

 

Em Rondônia, de acordo com o censo do IBGE de 2000, 11,5% dos 1,3 milhão de habitantes não sabem ler e escrever. A partir deste protocolo, a UNIR vai apresentar à Secretaria de Erradicação do Analfabetismo do MEC um projeto com metas, prazos, custos e número de pessoas que pretende alfabetizar. O reitor informou ao ministro que a universidade já está concluindo a alfabetização de três mil pessoas, em parceria com outras entidades, nas áreas rurais de Ji-Paraná, Rolim de Moura, Jaru e Ouro Preto do Oeste, quatro dos mais populosos municípios do Estado.

 

Como parte do compromisso social da universidade, a mão-de-obra para trabalhar no Programa Brasil Alfabetizado está sendo preparada pela UNIR e seus parceiros, nos 52 municípios de Rondônia. São oito mil professores leigos lecionando na área rural. Eles estão sendo capacitados para exercer o magistério, por meio do Programa de Habilitação e Capacitação de Professores Leigos (Prohacap), com duração de quatro anos.

 

A universidade vai ao interior capacitar professores, nos finais de semana e nas férias escolares, para que eles não tenham de gastar com deslocamento e para que não deixem de trabalhar. De acordo com Ene da Silveira, desses oito mil professores, dois mil concluem o magistério neste ano; três mil, em 2004; e, em 2005, mais três mil. Para obter o certificado, o professor fará estágio na alfabetização de adultos.

 

 

Repórter: Ionice Lorenzoni

 

FONTE: http://www.mec.gov.br/acs/asp/noticias/noticiasDiaImp.asp?id=4285