Brasil Alfabetizado apresenta as
diretrizes para 2004
12/04/2004 12:51
O ministro da Educação, Tarso Genro, e o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), Ricardo Henriques, apresentam, nesta terça-feira, 13, a 250 prefeitos e secretários estaduais e municipais de Educação de todo o País, as diretrizes do Programa Brasil Alfabetizado para 2004. Será apresentada, também, a estrutura da nova secretaria, resultado da fusão da Secretaria Extraordinária de Erradicação do Analfabetismo (SEEA) e da Secretaria de Inclusão Educacional (Secrie).
A apresentação acontecerá durante a reunião sobre Escolarização de Jovens e Adultos, marcada para as 10h, no auditório do Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília.
Entre as principais mudanças que serão anunciadas, estão o aumento da duração da alfabetização, que passou de seis para oito meses, a articulação do Brasil Alfabetizado com a educação de jovens e adultos, alterações na forma de repasse dos recursos, além do aumento do valor destinado à formação de alfabetizadores. “Os objetivos das mudanças são garantir mais qualidade ao processo e possibilitar a entrada imediata do alfabetizando no ensino regular, logo após o término do curso”, afirma Ricardo Henriques.
Cerca de 250 prefeitos das cinco regiões do País, além de entidades representativas ligadas à Educação, são esperados na reunião. “Em 2004, queremos dar um passo adiante no Programa Brasil Alfabetizado e, para isso, é fundamental a parceria com as instâncias estaduais e municipais e com a sociedade”, diz o secretário.
Repórter: Luzinete Marques
FONTE: http://www.mec.gov.br/acs/asp/noticias/noticiasDiaImp.asp?id=5573