Autonomia e trabalho em equipe são diferenciais das melhores escolas de
ensino médio
Da Agência Brasil
Portal UOL Educação, 22/09/2009
Forte trabalho em equipe, otimização do tempo na escola, autonomia na gestão e foco em objetivos específicos. Essas são características comuns encontradas em 35 colégios públicos de ensino médio considerados bons exemplos na qualidade do ensino. Os resultados preliminares de uma pesquisa que está sendo realizada pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) sobre as melhores práticas no ensino médio foram apresentadas nesta terça-feira (22) em um seminário em Brasília.
Para a seleção
das escolas foram levados em consideração dois critérios: baixos índices de
evasão e bons níveis de aprendizagem. As unidades são de quatro estados: cinco
delas no Acre, dez no Paraná, dez
Entre os colégios pesquisados, a maioria tinha muita clareza sobre quais eram "seus objetivos" e para atingi-los contavam com um planejamento compartilhado entre coordenadores, professores, funcionários e alunos. O forte trabalho em equipe, com oportunidade de diálogo e trocas profissionais, foi outro ponto em comum verificado pela pesquisa. Outro destaque é a autonomia: apesar de estarem inseridas dentro de redes estaduais de ensino, as escolas tinham projetos pedagógicos próprios adaptando programas e diretrizes às demandas da realidade local.
A forma como as
políticas públicas se articulam dentro da escola também tem impacto na
aprendizagem e no sucesso dos alunos. Gremaud
destacou a necessidade de haver coerência entre a organização curricular, as
avaliações, o material pedagógico e a formação do professor. "Quando essas
coisas não conversam entre si, as escolas apontam isso como uma dificuldade.
Mas, quando se articulam, o resultado é extremamente positivo", explicou.
A pesquisa completa está sendo finalizada e deve ser lançada