Aula inaugural do Projovem é realizada na Câmara de Ouro Preto

20/07/2011

 

Os primeiros 120 alunos do Projovem Adolescente, de Ouro Preto do Oeste, participaram na última terça-feira (19), na Câmara de Vereadores, da aula inaugural do projeto, que faz parte do Programa Nacional de Inclusão de Jovens e ficará sob responsabilidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do município.

A solenidade contou com apresentações culturais de alunos do Projovem de Jaru, onde o projeto já existe, além da participação do prefeito Alex Testoni (PTN), da vice Joselita Araújo (PMDB), do presidente da Câmara Municipal, Gilvane Fernandes (PTN), e dos vereadores Almir Barbosa (PT) e Rosária Helena (PRB) e de demais autoridades do município.

Segundo a coordenadora do CRAS, Geany Rodrigues, os selecionados para o Projovem pertencem a famílias beneficiadas do Programa Bolsa Família e têm como finalidade preparar adolescentes, de 15 a 17 anos para o mercado de trablaho. “O objetivo é fazer com que esses adolescentes sejam protagonistas de suas próprias histórias”, destaca.

A coordenadora assegura que a preparação não será feita só por meio de cursos. “Teremos oficinas de preparação profissional com eletrônica, mecânica, artesanato, esporte e cultura. Além disso, haverá trabalhos com as famílias dos jovens e fortalecimento dos vínculos familiar e comunitário”, explica Geany.

O prefeito Alex Testoni ressaltou a importância do programa para o município. “Os jovens são o futuro de nossa cidade. Devem acreditar no projeto, valorizar o lugar onde vivem e, para serem felizes, precisam respeitar a família, ter sonhos, estudar e se dedicar, ouvindo quem os amam”, disse Alex.

Objetivos do Projovem Adolescente é ampliar o acesso e a permanência do jovem na escola, prepará-lo para o mercado de trabalho e estimular a cidadania e a participação social dos jovens. Com informações de Camilo Estevam / Gazeta Central.

 

Fonte:

http://www.correiopopular.net/LKN/headline.php?n_id=13998&u=0