Portal MEC, 08/09/2004 - Brasília DF

América Latina fortalecerá a educação profissional

Leandro Marshall

 

Na reunião de representantes de países latino-americanos, realizada na semana passada em Brasília, ficou decidido revitalizar, fortalecer e dinamizar a educação profissional e tecnológica na região. As lideranças e representantes de Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Nicarágua e Uruguai concluíram ser necessário a integração e tomada de ações para que se promova um novo estágio de desenvolvimento do setor, marcado hoje por ações fragmentadas, descontínuas e incipientes.

 

O encontro reuniu os membros do Centro Internacional para Educação Vocacional e Técnica e Treinamento (Unevoc) e os associados da Oficina Regional de Educação para a América Latina e o Caribe (Orealc), ambos organismos integrantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Antonio Ibañez Ruiz, e o diretor de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques Ferreira, representaram o MEC no evento. Os membros do Unevoc concordaram que o fortalecimento da educação profissional e tecnológica deve passar pela viabilização de fóruns de discussão, via internet e encontros presenciais; pelo estabelecimento de redes regionais; intercâmbio entre os centros regionais, inter-regionais e internacionais; discussão de modelos de cooperação (acesso e meios); e a elaboração de um plano estratégico, cujos resultados serão discutidos anualmente. As áreas indicadas para a cooperação foram a capacitação de formadores, certificação, acompanhamento de egressos e avaliação de perfis. Também ficou decidido que será elaborado um manual sobre o Unevoc, com suas diretrizes, estrutura e finalidades. As recomendações dos associados serão apresentadas à direção geral do Centro, que discutirá as estratégias futuras.

 

Reflexão – No encontro da Oficina Regional de Educação para a América Latina foi realizada uma reflexão sobre a Educação Profissional para o Desenvolvimento. Os representantes dos países efetuaram uma apresentação sobre as estratégias de políticas de educação técnica e profissional para o desenvolvimento. Os participantes concluíram pela necessidade de se desenvolver ações para financiamento da Educação Profissional e Tecnológica, articulação de políticas públicas,  capacitação de formadores, certificação de centros de estudo e discussão de sistemas de gestão dos centros. Será constituída uma agenda de trabalho regional, com prioridade para dois temas iniciais: formação por competência e capacitação de formadores. Além disso, a Orealc realizará gestões para viabilizar a criação de um banco de dados de experiências, construção de uma rede virtual, formalização de alianças estratégicas com o Unevoc e outros parceiros internacionais, realização de fóruns temáticos (virtuais e presenciais) e apoio a intercâmbios entre os países da região. "A reunião do Unevoc foi um marco para que comecemos realmente a utilizar a educação profissional e tecnológica do Brasil como referência para as ações do Centro no País", ressaltou Getúlio Marques Ferreira, apostando que, a partir de agora, ações efetivas possam ser executadas nesta parceria. Sobre o encontro da Orealc, o diretor afirmou que "a reunião foi da maior importância para buscarmos uma política para a educação profissional e tecnológica na América Latina, de modo que cada país possa, a partir das suas experiências exitosas, contribuir para a política de desenvolvimento das demais nações".