Portal MEC, 29/05/2006 - Brasília DF

Alunos podem fazer Enem novamente para melhorar nota

 

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não é prova exclusiva para alunos que estão concluindo a educação básica. Quem nunca participou do exame, mas já terminou o ensino médio, pode fazer a prova. Quem fez outras vezes, pode realizar o exame de novo. Caso de Rafael Corte Barros, 21 anos. Em 2005, Rafael ingressou numa instituição particular de ensino superior do Rio de Janeiro e, agora, vai tentar obter pontuação melhor para concorrer à bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). “Vou me inscrever de novo no Enem e ver se consigo me preparar melhor para a prova. Acho que dá para tirar uma nota melhor”, afirma Rafael.

 

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), Reynaldo Fernandes, destaca que o aluno só tem a ganhar com o Enem. “A primeira vantagem é o autoconhecimento. Segundo, que é um elemento importante para o ingresso na universidade. Cerca de 500 instituições usam de alguma forma o exame. E para aqueles que desejam pleitear bolsa do ProUni, o Enem é obrigatório.” O período de inscrições do Enem vai até 2 de junho. Quem já terminou o ensino médio há mais tempo deve procurar uma agência dos Correios. Os demais alunos podem se inscrever pela internet. Para liberar a inscrição eletrônica dos estudantes, as escolas devem se cadastrar no sítio. Estudantes de escolas públicas são isentos da taxa de inscrição de R$ 35,00. A prova do Enem está marcada para 27 de agosto.

 

Resultados – As secretarias estaduais de educação ganharam um reforço na hora de verificar a qualidade nas escolas de ensino médio. Com o Enem o gestor pode identificar os pontos fortes e fracos de cada unidade e comparar o resultado com outras escolas do país. Segundo a vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Auxiliadora Seabra Rezende, a tendência é que os dirigentes de educação usem o resultado do exame para melhorar a política de ensino no estado.

 

Em 2005, o Inep liberou pela primeira vez o resultado do Enem por escola. Segundo Reynaldo Fernandes, é uma forma de ajudar na avaliação das políticas de ensino. “Próximo de 50% dos concluintes já fazem o Enem. Isso dá uma ferramenta para diagnóstico. Eu posso avaliar a situação de municípios, estados e escola por escola. É uma fonte de diagnóstico para o MEC, para as secretarias estaduais de ensino, no caso das escolas de ensino médio, e para os estados”, diz.