Alunos uruguaios fazem curso de práticas industriais no Sul
05 de outubro de 2010
Uma parceria firmada entre o Instituto Federal Sul-rio-grandense e a Universidade do Trabalho do Uruguai está beneficiando alunos de Engenharia Eletrotécnica matriculados na instituição uruguaia. Desde a última segunda-feira, 4, os estudantes participam de um curso de 40 horas na área de prática de controladores lógicos programáveis, inversores, partidas de motores e pneumática. As aulas vão até a próxima sexta-feira, 8, e são ministradas em Pelotas (RS).
“Entre tantos desafios que fazem parte da educação, aliar a teoria à prática é um deles”, avalia o diretor do campus avançado Santana do Livramento, Alessandro Lima. “Os alunos, para efetivar sua aprendizagem, necessitam que as escolas ofereçam a vivência com a prática pedagógica e a aplicabilidade da teoria adequada à realidade”, diz. Para o diretor, esse curso possibilitará essa vivência, já que a universidade oferece aulas teóricas, mas não possui equipamentos suficientes para que eles possam efetivar a prática pedagógica.
Para o reitor Antônio Carlos Barum Brod, as parcerias firmadas com diversas instituições de ensino da América Latina reforçam ainda mais a posição de referência do instituto em educação profissional e tecnológica. "Além disso, os acordos abrem novos leques, que também beneficiam nossos alunos e professores em diversas áreas”, ressalta Brod.
Segundo o cônsul do Uruguai em Pelotas, Álvaro González Otero, os estudantes que participam do projeto são pioneiros, já que o curso representa uma alternativa de trabalho para Brasil e Uruguai, ratificando a união legítima que esses dois países possuem.
Assessoria de Imprensa do Instituto Federal Sul-rio-grandense
Palavras-chave: Institutos federais
Fonte: