Alunos não estão recebendo as bolsas do Projovem
15.09.2010
Os cerca de 1500 alunos inscritos nos cursos do Programa ProJovem e os 300 inscritos nos demais cursos do Planseq em Nilópolis ainda não receberam a bolsa no valor de R$ 100 mensais. O dinheiro que ajudaria no pagamento das passagens de ônibus e daria um reforço no orçamento de várias famílias, deveria ter sido paga em agosto. “Nos inscrevemos com o intuito de aprender alguma coisa e com a bolsa conseguiriamos pagar a passagem e ajudar em casa, mas tá dificil, estou pedindo dinheiro emprestado”, reclama o estudante Vágner.
No ônibus do projeto, estacionado no bairro Santos Dumont, os alunos estão revoltados e alguns já começam a faltar as aulas por falta de dinheiro para as passagens. Eles dizem que um homem que seria o coordenador do ProJovem, no município, já fez várias promessas. “Toda vez que vamos reclamar com o Dudu, ele nos diz que vai ser pago, que o dinheiro vai ser liberado, mas até agora nada”, reclama uma estudante.
Os estudantes também reclamam que em alguns cursos os professores também começam a faltar sem dar explicação. “Tem professor que vem faltando demais”, denunciou um aluno que não quis se identificar.
O programas Planseq (Petróleo e Gás) e Projovem (Programa de Capacitação Profissional do Ministério do Trabalho e Emprego) é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Nilópolis e o Ministério do Trabalho e Emprego, e tem como objetivo preparar os jovens para o mercado de trabalho e para ocupações geradoras de renda.
Segundo a Prefeitura, o atraso no pagamento das bolsas se deu devido à greve realizada pelos funcionários do Ministério do Trabalho e Emprego, responsável pela liberação do dinheiro e espera para os próximos dias a regularização dos pagamentos. Quanto a falta de professores, a Prefeitura nega.
Fonte:
http://nilopolisonline.sitedabaixada.com.br/noticias/geral/2010/09/15/alunos-do-projovem-de-nilopolis-nao-estao-recebendo-as-bolsas/