Alunos e professores de PE criticam mudanças nas redações do Enem

25/05/2012

 

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá um novo sistema de correção a partir deste ano. As mudanças, anunciadas na quarta-feira (24), pelo Ministério da Educação (MEC) não agradaram alguns estudantes e professores no Recife.

O estudante Luís Vasconcelos explica o descontentamento: “Como são vários corretores, de lugares diferentes, cada um tem uma formação característica de sua região, ou a própria faculdade que fez. Ou seja, cada um pode dar valor a alguns acertos e tirar certos pontos de maneira diferente”.

Deste ano em diante, cada prova será corrigida por dois corretores independentes. Caso as notas apresentem uma diferença de 200 pontos, será feita uma média aritmética das duas avaliações. Até 2011, as notas só seriam reavaliadas se a diferença fosse de 300 pontos.

Se mesmo depois do cálculo a diferença permanecer, haverá uma terceira correção. Em último caso, a redação poderá ser corrigida por uma banca de três avaliadores, que será supervisionada por um professor doutor. Apesar disso, o professor Marcello Menezes acredita que as mudanças ainda não são suficientes: “São 200 pontos, que significam dois pontos, aqui, na segunda fase. Então, como essa diferença é grande, e a gente precisa, pra se classificar em determinados cursos, de milésimos ou centésimos, continua havendo o mesmo problema. No caso, a disparidade do conceito da correção, que pode causar a reprovação de um candidato que teria o direito, ou o mérito, de entrar na universidade”.

Segundo Ana Cabral, pró-reitora Acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a instituição vai manter o sistema de avaliação determinado pelo MEC: “Até o momento nós continuaremos com a redação do Enem. Acredito que a quantidade de alunos que vão ter a prova revista vai aumentar muito. E isso dá seguridade ao processo”.

A pró-reitora disse, ainda, que a possibilidade de a Covest voltar a aplicar a redação ainda será discutida pelo conselho universitário. Caso seja aprovada, a decisão só passa a valer a partir de 2013.

As inscrições para o Enem 2012 começam na próxima segunda-feira (28), e seguem até o dia 15 de junho. As provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro.

 

Do G1 PE - G1 Globo.com - Rio de Janeiro, RJ