Alunos do Projovem Trabalhador de Rio Verde recebem material escolar

07/11/2009

Alunos do programa Projovem Trabalhador em Rio Verde do Mato Grosso vão receber um conjunto de material escolar. A entrega será feita hoje (6), às 16h, pela secretária de Trabalho e Assistência Social do Estado, Tania Mara Garib, e pelo prefeito do Município, William Douglas de Souza Brito.

O kit contém uma mochila, camiseta, estojo, lápis, caneta, borracha, caderno e crachá com a identificação do programa. O material vai auxiliar os alunos para a realização dos estudos, vai proporcionar incentivo e elevação da auto-estima do estudante.

Os 175 alunos que frequentam as aulas do programa no Município estão divididos em turmas de turismo e hospitalidade; alimentação, arte e cultura; administração, construção e reparos; e metal mecânica. Empreendedorismo, economia solidária, equidade de gênero, gestão pública, terceiro setor, português, matemática são alguns temas abordados.

O curso tem duração de seis meses e carga horária de 350 horas, sendo 100 horas de qualificação social e 250 horas de qualificação profissional.

As aulas de qualificação estão sendo ministradas pelas entidades executoras habilitadas e contatadas para ministrar os cursos como o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação (IPDE), o Instituto Delta de Educação e o Instituto de Educação Profissional Semear, com o apoio da Prefeitura Municipal de Rio Verde.

 

Programa

O Projovem Trabalhador é um programa do governo federal em parceria com os Estados voltado às pessoas que estejam desempregadas.

O programa oferece qualificação profissional em 21 áreas de atuação e proporciona a inserção dos profissionais, depois de formados, no mercado de trabalho. Em Mato Grosso do Sul existem 5 500vagas para atender 30 Municípios.

O aluno recebe auxílio financeiro no valor de R$ 600,00 - divididos em seis parcelas de R$ 100,00- desde que comprovada a freqüência em 75% das aulas.

 

Critérios

 

Para participar do programa o jovem deve ter entre 18 e 29 anos, estar desempregado, fazer parte de família com renda mensal (per capita) de até um salário mínimo; estar matriculado e freqüentando regularmente ou ter concluído o ensino fundamental e médio ou cursos de educação de Jovens e Adultos (EJA); estar cadastrado no Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (Ciat) ou agência pública de emprego.

 

Fonte: Notícias MS

 

Fonte:

http://www.portalms.com.br/noticias/Alunos-do-Projovem-Trabalhador-de-Rio-Verde-recebem-material-escolar/Mato-Grosso-do-Sul/Educacao/959565516.html