Alunos do EJA recebem apostilas com erros conceituais e até de ortografia

06/11/2010

 

Cerca de 30 mil livros didáticos de física e biologia destinados aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) vão ser recolhidos pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). O material, entregue a estudantes e professores no início do segundo semestre letivo de 2010, apresenta erros conceituais, de digitação e de diagramação, além de desacordos com as orientações curriculares do programa. As apostilas vão ser devolvidas à editora responsável por sua produção, a Base Editorial Ltda., de Curitiba. A empresa reconheceu os erros e se comprometeu a revisar e reeditar os livros sem cobrar pelo serviço.

As publicações começam a ser recolhidas na segunda-feira, segundo o diretor da EJA na SEDF, Edilson Rodrigues. “Vamos encaminhar uma circular às escolas que possuem turmas de adultos, que deverão encaminhar os livros para nosso depósito central”, afirma. “Queremos que tudo esteja recolhido o mais breve possível.” Por meio de seu Departamento Comercial, a Base Editorial informou que os novos livros de biologia vão ser enviados ao GDF em 45 dias e os de física, no início de janeiro.

 

Material específico

O semestre letivo começou em julho, mas apenas em setembro a SEDF começou a avaliar os as obras, após receber reclamações de professores. Foram realizados encontros entre docentes da rede pública e os autores dos livros. “Os erros foram sendo descobertos na medida em que o material era utilizado”, explica Rodrigues. Para a subsecretária de Educação Básica do DF, Ana Carmina, os equívocos podem ter sido causados pelo fato de ser recente a produção de livros específicos para a EJA. “Ainda hoje, a gente encontra erros até nos livros recomendados pelo MEC”, observa.

Neste ano, foi a primeira vez que o programa teve uma coleção de livros específica no para atender os alunos do DF. Em fevereiro, foram comprados 1,1 milhão de exemplares, incluindo livros para professores e cadernos de atividades para estudantes, totalizando um investimento de R$ 18,2 milhões. As apostilas que contém erros eram dedicadas ao terceiro segmento da EJA, cujo conteúdo corresponde aos três anos do ensino médio regular.

Todos os livros teriam que ser devolvidos ao fim deste semestre para serem reutilizados nos períodos posteriores por outros alunos. Cada estudante assinou um termo de responsabilidade de utilização de bem público. Já os cadernos de atividades, considerados itens consumíveis, ficariam com os alunos. “O material é um facilitador aos estudos dos educando da EJA”, afirmou Edilson Rodrigues.

Conceitos equivocados

 

    * Na página 10 do livro do terceiro segmento da EJA, há a seguinte informação: “Se um corpo tem mais elétrons do que prótons, fica positivamente eletrizado. Em caso contrário, fica negativamente eletrizado”.

    * Erro: Os prótons têm cargas positivas e os elétrons têm carga negativa. Se o corpo tem mais elétrons do que prótons, fica negativamente eletrizado. Além disso, nas orientações curriculares do programa, o assunto de hidrostática deve

    * ser trabalhado no fim do semestre da primeira etapa do terceito segmento — referente aos primeiro ano do ensino médio. O livro desta etapa produzido pela editora, porém, apresenta esse tema no antepenúltimo capítulo.

 

Fonte:

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2010/11/06/interna_cidadesdf,221953/index.shtml