Folha de São Paulo, 08/02/2007 - São Paulo SP

Aluno do ensino médio tem o pior desempenho em dez anos

Estudantes da 8ª série do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio têm o pior resultado em português e matemática desde 1995. São Paulo foi o Estado onde as médias mais caíram nas provas de 8ª série de 95 a 2005. No ensino médio, foi o segundo pior em português

Felipe Seligman da Sucursal de Brasília 

 

O resultado de duas avaliações do ensino brasileiro, divulgado ontem pelo Ministério da Educação, indica piora no desempenho de alunos do ensino médio e expõe a dificuldade em melhorar a qualidade da educação nos últimos dez anos. O Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), aplicado em 2005, que testa conhecimentos de português e matemática em estudantes da 4ª série e da 8ª série do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, revela os mais baixos índices de rendimento entre esses alunos desde 95. São Paulo foi o Estado onde as médias mais caíram nas provas de 8ª série de 95 a 2005. Nas provas do ensino médio, foi o segundo Estado que mais piorou em português e o terceiro, em matemática. Criado como mecanismo para mensurar o desempenho dos alunos ao longo do tempo, o Saeb é aplicado a cada dois anos. Em 2005, foram avaliados 194.822 alunos de 5.940 escolas públicas e particulares. Ao se comparar os índices atuais aos de 2003 nota-se queda de rendimento de 9,1 pontos na média de português e 7,4 pontos na de matemática, em escala de 0 a 500. Em 2005, a média do 3º ano do ensino médio foi de 257,6 em português e 271,3 em matemática. Foram anunciados  também os dados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2006, que igualmente indica queda de rendimento entre os estudantes do ensino médio comparado ao do ano anterior. O exame é aplicado desde 1998, de forma voluntária. Pode ser feito por alunos que estão concluindo o ensino médio ou por aqueles que já concluíram. Em sua primeira edição, cerca de 115 mil alunos participaram.

 

Na última, foram 2,78 milhões. O grande aumento se deve ao fato de que as notas são usadas como base para bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos). A média das notas na prova objetiva caiu de 39,4, em 2005, para 36,9 em 2006. Já na redação, a média caiu de 55,96 para 52,08. A nota máxima em ambas as provas é 100. Mais alunos - Para Reynaldo Fernandes, presidente do Inep, o instituto de pesquisas do MEC responsável pela avaliação, uma das explicações para a piora do rendimento dos estudantes do ensino médio é o aumento do número de alunos no final da década de 90, já no governo FHC. "A queda no rendimento é um efeito da expansão do ensino, que também aconteceu nos anos 60 nos Estados Unidos." Fernandes diz que essa piora já pôde ser   notada em 1999. Naquele ano, os alunos da 4ª série tiveram uma grande queda em relação à 1997. As notas caíram de 186,5 para 170,7 em português. Em matemática, elas caíram de 190,8 para 181,0. No ensino fundamental, os estudantes da 4ª série apresentaram o melhor rendimento desde 99. De 2003 para 2005, houve um salto de 169,4 para 172,3 na média de português e de 177,1 para 182,4 na de matemática. Na 8ª série, a média de português variou negativamente em só 0,1 ponto -de 232,0 para 231,9-, e a de matemática caiu de 245 para 239,5. As notas do Saeb representam o nível de conhecimento de cada aluno. Assim, os alunos da 4ª série devem ter notas menores que os da 8ª, e os da 8ª, menores que os da 3ª série do ensino médio. A prática mostra a debilidade do ensino médio atual. Ao analisar o desempenho dos alunos no decorrer dos anos, percebe-se que, em 1995, os alunos da 8ª série do ensino fundamental tiveram média de 256,1 pontos em português. Em 2005, a média na matéria dos alunos do ensino médio é de 257,6. O MEC anunciou ainda redução de 0,9% -de 56.471.787 para 55.942.047- no número de matriculas em 2006, comparado ao Censo de 2005.