Adultos têm a chance de aprender a ler e escrever

29/12/2010

 

Eles são a verdadeira prova de que nunca é tarde para aprender e muito menos para ensinar. Alunos e educadores que já passaram da “casa” dos 30 dão exemplo de superação, determinação e sabedoria. Dados do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova) no Pará mostram que, desde o ano de 2007, cerca de 150 mil pessoas que já passaram pelo programa, entre jovens, adultos e idosos que não possuíam o domínio da leitura e da escrita, e hoje já sabem ler, escrever e até ensinar o próximo.

Mesmo com esses números, as informações divulgadas pelo Ministério da Educação mostram que no Brasil, ainda existem cerca de 15 milhões de pessoas em situação de analfabetismo absoluto, ou seja, não sabem sequer escrever o nome. Outros 31,7 milhões são analfabetos funcionais - pessoas capazes de escrever e ler, mas com dificuldade de interpretar o texto. No Pará, analfabetos com 15 anos ou mais, são aproximadamente 12,8% da população. Na medição dos analfabetos funcionais, o Estado se destaca negativamente: é o quarto pior índice do Brasil, com 13,8%.

Tentando fugir dessa realidade, muitas pessoas estão voltando às salas de aula. Foi aos 80 anos que a dona de casa Maria de Nazaré Sales sentou em um banco de escola pela primeira vez. “Meus pais eram muito pobres e não tinham condição nenhuma de me colocar em uma escola. Cresci e envelheci sem saber ler nem escrever”. Hoje, aos 82 anos, ela já está na segunda etapa do Programa Brasil Alfabetizado. Dona Maria aprendeu a ler, escrever e a fazer contas. “Hoje me sinto outra pessoa, minha vida mudou completamente”.

 

Qualquer um pode ser alfabetizador

 

A diarista Ana Oliveira também fazia parte das estatísticas negativas de alfabetização. Ela lembra que só sabia copiar o próprio nome antes de fazer parte do Mova. “Alguém tinha que escrever e eu copiava depois, como se estivesse desenhando. Agora já conheço todas as letras e já escrevi até um poema”, diz ela, que todas as noites, depois de trabalhar o dia inteiro, caminha com a filha no colo para ir às aulas, em uma escola no bairro do Barreiro, em Belém.

A professora Maria Emília Antunes, uma das educadoras do Mova em Belém, é uma das que vem ajudando pessoas como Ana. Como todos os educadores do projeto, ela formou sua turma e se candidatou para se tornar uma alfabetizadora. Para Maria Emília, lecionar para alunos mais velhos é um trabalho de conquista diária. “Quando vejo que uma turma consegue se formar, fico realizada porque nós acompanhamos de perto a luta dessas pessoas contra o analfabetismo”.

 

DESAFIOS

 

Entre os principais problemas enfrentados pelos alunos, ela cita a falta de tempo e a violência. “Eles nunca têm um horário certo para chegar. Tudo depende do trabalho, dos filhos ou dos netos. Temos que ser flexíveis com os horários”, explica. A professora diz ainda que como trabalham geralmente durante o dia, os alunos só podem estudar durante a noite e por isso, muitas vezes, passam por situações de violência. “Às vezes eles são assaltados no caminho da escola, outras vezes eles não comparecem às aulas por conta do horário”.

ilda Costa, que é outra educadora do movimento, afirma que o principal desafio é o preconceito. “Eles têm preconceito com eles mesmo. Acham que não vão ser capazes de aprender depois de velhos. Mas, com o passar do tempo, descobrem o quanto são competentes”, diz. (Diário do Pará)

 

Fonte:

http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-123493-ADULTOS+TEM+A+CHANCE+DE+APRENDER+A+LER+E+ESCREVER.html