Adolescentes do Projovem ensinam famílias a melhorar renda doméstica

01/11/2011

 

Na manhã desta segunda-feira, 31 de outubro, adolescentes do Projovem envolveram moradores do Bairro Matadouro em uma lição de cidadania e cuidado com o meio ambiente, através de uma oficina que produz sabão ecológico, por meio da reciclagem do óleo de cozinha.

            Ao trabalhar o eixo estruturante “Juventude e Trabalho” desde o mês de julho, os adolescentes que frequentam o Núcleo do programa no bairro Belo Horizonte, estão desenvolvendo nesse segundo semestre, um plano de atuação social, que visa gerar renda para as comunidades onde os núcleos do programa estão inseridos em Patos.

            “Fizemos uma roda de conversa sobre a preservação do meio ambiente e dentro do tema juventude e trabalho, os adolescentes fizeram uma pesquisa para saber o que as pessoas faziam com o óleo que restava de frituras, e eles comprovaram que a maioria das pessoas jogavam esses resíduos no meio ambiente, em pias e ralos. A partir daí nós começamos todo um trabalho de conscientização, reunimos os pais dos adolescentes, as comunidades, com a ajuda das Associações de Moradores, tudo isso voltado para a preservação do meio ambiente, com o reaproveitamento do óleo de cozinha”, explicou a orientadora social, Lúcia Medeiros.

            De acordo com a orientadora social, após a sensibilização dos adolescentes em diversos estabelecimentos comerciais da cidade de Patos, não falta matéria prima para a realização das oficinas. “Foram feitas visitas a restaurantes, lanchonetes, panificadoras, e nos estabelecimentos que aderiram ao projeto, fizemos uma ficha de inscrição, e com isso temos a data certa para pegar o óleo, e com esse planejamento temos sempre a matéria prima para fazermos o sabão ecológico”, acrescentou Lúcia Medeiros.

            Além de contar com a presença de diversas mães de adolescentes do Matadouro que frequentam o Projovem, a oficina reuniu moradores interessados em conhecer a técnica e melhorar a renda familiar. "Além de tudo vem a geração de renda para as famílias, já que esse é o principal objetivo do projeto, que juntamente com a sustentabilidade social, conscientiza as mesmas para com a preservação do meio ambiente, pois ao em vez de jogar o óleo no meio ambiente ou diretamente nas pias, o óleo é reciclado e transformado em sabão ecológico, unindo o útil ao agradável".

            A oficina realizada no Bairro Matadouro contou com a presença do Coordenador do Projovem Adolescente Shslyder Lira dos Santos. O Plano de Atuação Social do Projovem Adolescente tem ainda o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Município.

 

Fonte:

http://www.patosonline.com/interna.php?modulo=publicacao&codigo=22865