> Diário Catarinense, 19/09/2007 - Florianópolis SC

A crise no ensino médio

Editorial 

 

A admissão pelo ministro Fernando Haddad, da Educação, de que o ensino médio vive uma "crise aguda" revela uma percepção clara do governo sobre o problema e a consciência das dificuldades de assegurar resultados satisfatórios. Ao participar da abertura do seminário Ensino Médio Diversificado, na Câmara dos Deputados, o responsável pela educação no país admitiu a frustração com a demora nas conquistas no âmbito do antigo segundo grau e chegou mesmo a lançar dúvidas sobre a eficácia de algumas ações adotadas. Se há políticas nas quais o governo não pode falhar, a educacional é uma delas. A sociedade precisa ficar atenta a esse debate, colaborando para a superação dos entraves.

 A frustração oficial é justificada pelos resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A última edição da prova revelou que o nível de conhecimento do 3º ano do Ensino Médio é equivalente ao da 8ª série do ensino fundamental. Mantidas as atuais condições, sem descontinuidade, o ministro confia em perspectivas de melhora em 15 anos, mas adverte que o país não pode esperar tanto tempo. Um aspecto importante da manifestação do governo é o reconhecimento de que o conjunto de medidas posto em prática - incluindo maiores facilidades de acesso ao Ensino Superior, como o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e a expansão das  universidades federais - não vem assegurando os resultados esperados. Pelo menos até 2005, as avaliações demonstram que algumas ações para as quais o atual governo confere prioridade não colaboram para o alcance das metas pretendidas. Ensino médio é uma atribuição dos Estados, mas o governo federal tem papel preponderante na definição de políticas educacionais e em relação a alternativas, como as escolas técnicas. É importante, porém, que todas as instâncias da federação se empenhem para remover os entraves nesta área, destinando mais verbas e intensificando os mecanismos de avaliação para garantir inclusão na sala de aula com qualidade.